Na busca para acabar com os problemas envolvendo campistas, dois gigantes da Série A do Campeonato Brasileiro, estão investindo em tecnologias para aumentar a segurança de seus torcedores nos estádios.
A medida foi anunciada recentemente pelas duas equipes, que vem combatendo os problemas envolvendo os cambistas em seus estádios, podendo aumentar a segurança de seus torcedores, que podem ser enganados por algumas pessoas e acabar caindo em um golpe.
Gigantes da Série A combatem cambistas
Certamente Flamengo e Palmeiras são duas das principais equipes do Brasil. Além do forte elenco dos clubes, com grandes jogadores e disputando os títulos no país e nas competições continentais, também contam com uma das melhores estruturas, visto que conseguiram equilibrar as contas para realizarem os investimentos.
Dessa forma, com as conquistas e garantindo boas campanhas nas competições, Flamengo e Palmeiras podem realizar diferentes investimentos, buscando melhorar mais o clube. Com a tecnologia, ambos vem melhorando o departamento de futebol, que buscam auxiliar os técnicos e os médicos.
No entanto, indo além de investir nas contratações de jogadores, as duas equipe da Série A voltaram as atenções para os torcedores e estão aumentando a segurança para combater a venda ilegal dos ingressos para as partidas, sendo os populares cambistas.
Tecnologia contra venda ilegal de ingresso
O Flamengo estuda utilizar ingressos virtuais, os e-tickets, eliminando os ingressos físicos. Entre as ideias estão o QR Code e transformar as entradas para as partidas em NFTs.
A outra alternativa que a equipe carioca está analisando é a utilização da tecnologia NFC, que é a mesma tecnologia utilizada para pagamentos por aproximação, presente em alguns cartões de crédito e smartphones.
Por outro lado, o Palmeiras também vem trabalhando no combate contra os cambistas. Recentemente, o atual campeão da Série A do Campeonato Brasileiro expulsou cerca de 200 cambistas que estavam no programa sócio-torcedor da equipe.
O clube identificou campistas comprando ingressos para as partidas no Allianz Parque e estavam vendendo de forma irregular e por um preço elevado. Aliás, na semifinal contra o Athletico-PR, alguns membros do programa de sócio-torcedor e com pontuação elevada não conseguiram comprar entradas para o jogo.
A equipe da capital paulista utiliza o e-ticket, que dificulta a transferência do ingresso para outras pessoas. Agora, estuda ampliar a segurança e dificultar o trabalho dos cambistas, instalando um sistema de reconhecimento facial no Allianz Parque, facilitando a identificação dos torcedores.
Problemas enfrentados pelos gigantes da Série A
Os dois gigantes da Série A vem enfrentando alguns problemas envolvendo cambistas. Como citado anteriormente, alguns torcedores do Palmeiras não conseguiram comprar alguns ingressos para uma das partidas mais importantes da equipe no ano.
Em setembro, após o relato de muitos torcedores com relação a uma falha na compra dos ingressos, o clube contratou uma empresa para ser responsável por auditar as vendas das entradas para as partidas.
Por outro lado, o Flamengo também sofreu com problemas recentes envolvendo cambista. No jogo da volta na final da Copa do Brasil, alguns cambistas estavam vendendo ingressos irregulares livremente nos arredores do estádio do Maracanã, chegando a valer R$1 mil.
Outro ponto que os cariocas precisam enfrentar é a resistência da Polícia Militar do Rio de Janeiro, pois alegam que o uso das tecnologias são menos seguras do que o ingresso físico, além de possíveis transtornos para os torcedores entrarem no estádio.