Após a saída de Benzema da Copa do Mundo devido a uma lesão, Olivier Giroud ganhou espaço na equipe titular da França. Dessa forma, fez sua estreia na Copa de 2022 contra a Austrália nesta terça-feira (22).
Seca de gols na Copa do Mundo
Com a nova chance proporcionada pela ausência de Karim Benzema, Giroud precisava lutar contra o nervosismo de disputar uma Copa do Mundo e também contra a sombra da seca de gols que o cercava desde a Copa de 2014 no Brasil.
Naquela edição, o francês jogou cinco partidas e balançou as redes apenas uma vez, na goleada contra a Suíça por 5 x 2. Assim, passou em branco contra Equador, Nigéria e Alemanha.
Dessa forma, em 2018 na Rússia, quando foi campeão mundial com a Seleção da França, o atacante não converteu nenhum gol, mesmo tendo sido titular em todas as partidas. Com isso, em 712 minutos em campo teve apenas um tento.
Giroud marca na estreia da Copa do Mundo e se iguala a Henry na artilharia
Com a responsabilidade de substituir o melhor da temporada passada, Olivier Giroud tinha um peso grande nas costas ao estar há 10 jogos sem marcar em Copas. Ainda mais que não marcou na campanha da Seleção Francesa ao conquistar o bicampeonato mundial em 2018.
Entretanto, nesta terça-feira (22), na estreia no torneio, deixou para trás o fantasma da seca de gols e encaçapou dois gols na partida contra a Austrália.
O duelo começou cheirando a zebra, quando Craig Goodwin abre o placar aos 10 minutos para a equipe australiana. No entanto, a França começou a pressionar o adversário e aos 27 minutos, Adrien Rabiot empata a partida.
Sendo assim, para não passarem a mesma frustração que a Argentina passou mais cedo contra a Arábia Saudita, os franceses continuaram com a mesma postura e cinco minutos depois Giroud vira para a França.
Com isso, o camisa 9 tira uma seca de 10 gols sem marcar em Copa do Mundo. Entretanto, os franceses não ficaram satisfeitos e no segundo tempo, aos 68 minutos, Kylian Mbappé também deixa o seu. E dois minutos mais tarde, Giroud balança as redes pela segunda vez, ampliando ainda mais a vantagem para 4 x 1.
Em suma, além de quebrar o jejum, Olivier Giroud também chegou a marca de 51 gols pela Seleção Francesa, onde se igualou a Henry, maior artilheiro da França. Desse modo, com pelo menos mais duas partidas para jogar na Copa, Oliver pode ultrapassar o ex-jogador.
Brasileiros reagem à vitória espetacular da França
Para muitos a Seleção da França era uma incógnita neste Mundial, principalmente por ter alguns tropeços consideráveis na campanha pré-Copa e também, nos muitos desfalques que sofreu e ficaram fora do Mundial. No entanto, os franceses venceram com tranquilidade a Seleção Australiana por 4 x 1 no jogo da estreia.
Assim, alguns brasileiros reagiram com surpresa pelo resultado e outros já imaginavam que a França viria com tudo para a conquista do tricampeonato. Confira algumas opiniões:
Goleada da França é uma declaração de “estamos vivos”. Tem que respeitar a campeã do mundo. E nas quartas deve ter França x Inglaterra. Que se virem.
— Mauricio Savarese (@MSavarese) November 22, 2022
França começou sofrendo um baita susto com o gol da Austrália, mas, aos poucos, tomou a rédea do jogo e aplicou uma goleada na primeira rodada. Os atuais campeões mundiais superaram os inúmeros desfalques: e olha que Lucas Hernández pode ser mais um.
— Leonardo Garcia Gimenez (@leonageral) November 22, 2022
As estreias das campeãs do mundo até aqui:
Inglaterra 6×2 Irã
Argentina 1×2 Arábia Saudita
França 4×1 AustráliaAinda faltam Alemanha, Espanha, Brasil e Uruguai.
Teremos mais estreias como as de Inglaterra e França ou como a da Argentina?#CopaNoENM
— Ricardo Oliveira (@rcorick) November 22, 2022