Na última segunda-feira (21), a Seleção Iraniana estreou na Copa do Mundo 2022 com derrota para a Inglaterra. No entanto, o lance marcante no 1º tempo foi a lesão de Alireza Beiranvand, que precisou ser retirado de campo e as suspeitas é de um traumatismo craniano.
O goleiro titular da seleção do Irã realizou alguns exames, sendo confirmado uma concussão cerebral do jogador, que não deve retornar para o restante da Copa do Mundo 2022.
Seleção Iraniana confirma lesão de goleiro
Na última segunda-feira (21), a Seleção Iraniana foi goleada pela Inglaterra por 6 x 2. Contudo, um lance preocupou as pessoas que estavam acompanhando a partida, principalmente a comissão técnica do Irã.
Em uma jogada aos 20′ da etapa inicial, o goleiro Alireza Beiranvand se chocou com o companheiro de equipe Majid Hosseini.
Inicialmente, o longo atendimento ao goleiro foi para estancar o sangramento do nariz. No entanto, alguns minutos após o reinicio da partida, Beiranvand caiu no gramado novamente e pediu outro atendimento, aumentando a preocupação da Seleção Iraniana.
Após 10 minutos com a partida paralisada e os médicos analisando as condições do goleiro, Beiranvand precisou ser substituído. No telão do estádio Internacional Khalifa, a FIFA anunciou a “substituição por concussão” e Seyed Hossein Hosseini assumiu a posição.
O jogador precisou ser levado ao hospital para realizar alguns exames, pois a equipe médica da Seleção Iraniana temiam um traumatismo craniano. Posteriormente, após algumas análises, foi confirmado uma fratura no nariz e o goleiro sofreu uma concussão cerebral.
A tendência é que Beiranvand passe por outros exames durante a sua recuperação. Além disso, não deve retornar para o restante da Copa do Mundo 2022, com Seyed Hossein Hosseini assumindo a titularidade.
Seleção Iraniana estreia novo protocolo de concussão
A substituição de Alireza Beiranvand da Seleção Iraniana foi um momento importante no futebol, visto que pela primeira vez, o novo protocolo de concussão criado pela FIFA para a Copa do Mundo 2022 precisou ser utilizado.
A nova medida adotada pela FIFA, busca preservar a saúde dos atletas que sofreram choques de cabeça na partida, com muitos ficando desacordados. A concussão cerebral pode trazer consequências a longo prazo na vida dos atletas.
O novo protocolo de concussão prevê a análise inicial da equipe médica em campo, em caso de suspeitas de concussão, o jogador é retirado da partida e iniciará a recuperação. A substituição por concussão não afeta as cinco permitidas na partida, sendo uma extra. Além disso, o adversário também recebe o direito de realizar uma troca a mais.
Contudo, alguns especialistas criticaram o atendimento do goleiro Alireza Beiranvand. Eles afirmam que houve irresponsabilidade na autorização do retorno do atleta da Seleção Iraniana após o forte choque na cabeça.