Na tarde desta terça-feira (6), Portugal despachou a Suíça por 6 x 1 com três gols de Gonçalo Ramos, jovem atacante português. O garoto recebeu a responsabilidade de substituir Cristiano Ronaldo e tratou de se apresentar para o futebol mundial.
Mas afinal, quem é o mais novo astro da seleção portuguesa? Gonçalo Matias Ramos, jogador do Benfica, tem apenas 21 anos, atacante e tem 1,85m de altura. Nascido em Olhão, na região de Algarve, Portugal, iniciou sua vida no futebol no próprio Olhanense, clube se sua cidade natal.
Fez sua estreia como profissional no Benfica B, em 2019, após fazer toda a categoria de base no clube, desde 2013. Gonçalo Ramos chegou aos Encarnados com apenas 12 anos e pertence ao clube até então.
Em 2020, o novo xodó português, chegou ao time principal do Benfica. Na primeira temporada, foram apenas 12 jogos, com quatro gols marcados. Agora, já são 80 partidas pelo clube, com 28 gols e mais 10 assistências.
A temporada 2022/23 é a melhor da carreira de Gonçalo Ramos, até então. Pelo clube, foram 21 jogos, todos como titular, 14 gols e mais três assistências, 17 participações diretas em gols. São 18 vitórias, três empates e nenhuma derrota, invicto na temporada.
Esse desempenho impressionante levou Gonçalo Ramos à sua primeira Copa do Mundo, com 21 anos. Antes da convocação para a Copa, o atacante havia participado de um amistoso somente pela seleção principal, que saiu do banco atuou por 23 minutos, com um gol e uma assistência.
No total, são quatro jogos pela seleção portuguesa, três pela Copa do Mundo 2022. Além disso, no amistoso contra a República Tcheca e no jogo contra a Coreia do Sul, estava no banco, mas não foi utilizado.
Em seu último jogo, Gonçalo Ramos foi titular pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Como se não bastasse, foi para substituir o maior astro português, Cristiano Ronaldo, que ficou no banco por decisão do treinador Fernando Santos.
Gonçalo Ramos faz hat-trick na Copa do Mundo
Parece que Gonçalo Ramos não sentiu a pressão de substituir CR7 em um jogo decisivo de Copa do Mundo. Ao contrário, o jovem se mostrou preparado e foi o melhor em campo contra a Suíça.
Ma vitória de Portugal por 6 x 1, Gonçalo Ramos marcou três gols, um hat-trick, feito histórico em uma Copa do Mundo. O atacante se tornou apenas o 53º atleta a marcar três gols na mesma partida em um mundial.
🇵🇹 @BernardoCSilva 🟰 us right now 🥲🫂 #VesteABandeira #WearTheFlag #FIFAWorldCup pic.twitter.com/ZtZwdoUSwE
— Portugal (@selecaoportugal) December 6, 2022
O camisa 26 de Portugal ultrapassou o próprio Cristiano Ronaldo e se tornou o 2º jogador mais jovem a anotar um hat-trick em copas, com 21 anos e 169 dias. Pelé é o mais jovem a marcar três gols na mesma partida, com 17 anos e 244 dias, em 1958.
Além disso, o jovem atacante português quebrou um tabu de 32 anos, que pertencia a Tomáš Skuhravý, da República Tcheca. Gonçalo Ramos fez um hat-trick em mata-mata de Copa do Mundo, o último tinha sido o atacante tcheco, na Copa de 1990.
Na Copa do Catar, foi o primeiro jogador a anotar três gols na mesma partida, com astros como Harry Kane, Messi, seu compatriota Cristiano Ronaldo. Automaticamente entrou na disputa pela artilharia, com os vice-artilheiros com três gols.
Por fim, Gonçalo Ramos, com seus três gols, conseguiu algo que CR7 também não fez. O craque da camisa 7 nunca marcou um gol na fase mata-mata de Copa do Mundo. Messi, por exemplo, tem apenas um, que também marcou nessa edição.
Agora, Gonçalo Ramos se apresentou para o futebol mundial, com seu feito dentro de campo. Você, já conhece o jovem promissor e seus feitos na carreira e na Copa. O problema agora é de Fernando Santos, para decidir entre ele e Cristiano Ronaldo para a continuidade do mundial.