A televisão chinesa, ao transmitir jogos da Copa do Mundo, não apresenta mais espectadores que não estão usando a máscara de proteção contra a Covid-19. Essa medida, ocorreu depois que imagens causaram indignação entre a população cansados das restrições contra o coronavírus.
Última grande economia mundial, a China segue em uma dura estratégia buscando afastar o coronavírus, chamada de “zero covid”, tal medida, envolve confinamentos de bairros e cidades inteiras, com períodos de quarentena e grandes testes. Os Chines, não aceitaram a muito bem essas medidas, com isso, nos últimos dias foram realizados vários protestos.
O canal esportivo CCTV, optou por substituiu na transmissão da partida entre Japão x Costa Rica, as imagens em que apareciam pessoas sentadas muito próximas umas das outras, o canal optou por colocar fotos de jogadores ou fotos do público feitas longe com intuito de que não fosse possível ser distinguidos, segundo a AFP. Contudo, na internet, é possível encontrar a transmissão sem censura, mesmo no Douyin, a versão chinesa do TikTok.
Moradores de Pequim, Guangzhou e Chongqing estavam sob alguma forma de confinamento. Nos últimos dias, ocorreu o compartilhamento de uma carta aberta, compartilhada na rede de mensagens WeChat.
Na mensagem, o questionamento era se a China estava “no mesmo planeta” que o Catar e criticava a política de saúde do governo chines. Entretanto, a carta foi censurada, logo após a sua publicação pelas autoridades.
“Alguns assistem pessoalmente aos jogos da Copa do Mundo e sem máscaras, enquanto outros ficam confinados em suas casas, no mesmo local há dois meses, sem poder sair de casa”, publicou um morador Guangdong na rede social Weibo, o equivalente chinês do Twitter.
O número diário de casos chegou a 29.157 em novembro, em comparação com outros países, porém, próximo ao recorde nacional registrado em abril.
“A Copa do Mundo permite que a maioria dos chineses veja a realidade no exterior, se preocupe com a economia de sua pátria e com sua própria juventude”, escreveu outro usuário do Weibo, morador da província de Shaanxi.