A Fórmula 1 retorna neste fim de semana – 30 de setembro, 1 e 2 de outubro – após três semanas de paralização (devido ao cancelamento do GP da Rússia) para o GP de Singapura de F1. Esta etapa poderá consagrar o novo campeão mundial da Fórmula 1.
No último GP da Fórmula 1, realizada na Itália, mais uma vitória de Max Verstappen, que abriu 116 pontos do 2º colocado do campeonato mundial, Charles Leclerc. Portanto, o holandês pode se sagrar bicampeão mundial em caso de vitória em Singapura, e caso Leclerc termine abaixo da 7ª posição.
No campeonato mundial de construtores, a vantagem da Red Bull (líder do campeonato) para a Ferrari (2ª colocada) é de 139 pontos. Porém, diferente do campeonato mundial de pilotos, o mundial de construtores não poderá ser decidido no GP de Singapura.
Conteúdo
Como é o GP de Singapura
O Circuito Urbano de Marina Bay foi inaugurado em 2008, justamente para o GP de Singapura inaugural, no mesmo ano. O traçado atual do GP de Singapura, que existe desde 2018, tem 5.065 km e 23 curvas. Portanto, ao final de 61 voltas previstas, os pilotos terão percorrido 308.828 km.
Além disso, o GP de Singapura é bastante parecido com o GP de Mônaco, com sua dificuldade de ultrapassagem altamente elevada. A grande diferença do Circuito Urbano de Marina Bay é de ser uma corrida de rua realizada durante a noite. Por fim, são 1500 refletores que iluminam o Circuito Urbano de Marina Bay e para ligar isso tudo são necessários 108.423 metros de cabos. Além do GP de Singapura deter um recorde de ser a única corrida do calendário de 2022 a ter a presença do Safety Car em todas as edições.
Singapuragate
Vale lembrar que o GP de Singapura foi palco de um dos maiores escândalos da Fórmula 1, conhecido como Singapuragate. Em suma, tudo aconteceu em 2008 (1º ano de GP de Singapura) quando Nelson Piquet Jr. (pilotando uma Renault) se envolveu de propósito em um acidente para causar um Safety Car. Assim, seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, poderia trocar seus pneus sem perder posições. Alonso, inclusive, acabou vencendo aquela corrida. Nelsinho Piquet foi convencido por líderes da equipe francesa a causar o acidente e abandonar a prova, em troca de uma renovação de contrato para o próximo ano. Contudo, quando foi demitido em agosto de 2009, o brasileiro confessou a veracidade de todo o escândalo perante a FIA.
Horários e onde assistir ao GP de Singapura de F1:
Sexta-feira – 30 de setembro de 2022
- Treino livre 1 – 7h – Bandsports
- Treino livre 2 – 10h – Bandsports
Sábado – 1 de outubro de 2022
- Treino livre 3 – 7h – Bandsports
- Treino classificatório – 10h – Band e Bandsports
Domingo – 2 de outubro de 2022
- GP de Singapura de F1 – 9h – Band