Em busca de uma vaga na grande final da Copa do Brasil, São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo duelo de ida da semifinal da competição.
Enquanto o Grêmio busca chegar à final para tentar o hexacampeonato e, por consequência, se igualar ao Cruzeiro como maior campeão da competição – o clube gaúcho conquistou o torneio em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016 – o São Paulo busca a conquista inédita da Copa do Brasil.
A equipe paulista chegou à final da competição apenas em uma oportunidade, em 2000. Na ocasião, após empatar por 0x0 com o Cruzeiro no duelo de ida, na partida de volta, o Tricolor Paulista acabou perdendo o jogo, e o título, por 2×1 para os mineiros.
Conteúdo
Momento do Grêmio
Após engatar uma longa sequência de invencibilidade, o Grêmio passa por um momento de oscilação na temporada. Eliminado após a goleada na Copa Libertadores da América pelo Santos, a equipe de Renato Portaluppi, contabilizando jogos da maior competição do continente e do Brasileirão, não vence já há quatro partidas e tem um clima tenso no vestiário.
Nas fases anteriores da Copa do Brasil, o Tricolor Gaúcho eliminou Juventude e Cuiabá, respectivamente, pelo placar agregado de 2×0 e 4×1.
São Paulo chega melhor
Diferente da equipe gaúcha, o São Paulo vive um grande momento na temporada. Líder do Campeonato Brasileiro com 53 pontos, 5 a mais que o Flamengo, vice-líder, o clube paulista vem, segundo Romildo Bolzan Jr, presidente do Grêmio, com favoritismo para o duelo válido pela semifinal da Copa do Brasil.
Nas fases de oitavas e quartas de final, o time paulista eliminou Fortaleza, nos penâltis, e Flamengo, ganhando os dois jogos.
Ficha Técnica de Grêmio x São Paulo
- Jogo: Grêmio x São Paulo
- Horário: 21h30 (de Brasília)
- Fase: Semifinal da Copa do Brasil
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
- Onde assistir: SporTV (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Rede Globo.
Desfalques e Provável Grêmio
Para o confronto de ida contra o São Paulo, o técnico Renato Portaluppi terá uma série de desfalques. Orejuela, Maicon e David Braz, com problemas físicos, não ficarão à disposição.
Luiz Fernando e Robinho, que já atuaram na competição, respectivamente, por Botafogo e Cruzeiro, também serão ausências. Contratado recentemente, o chileno César Pinares também não foi inscrito a tempo na competição.
A boa notícia fica por conta de Alisson. Desfalque há mais de 2 meses, o meia-atacante está na lista de relacionados para a partida contra o São Paulo. Paulo Miranda, recuperado de uma lesão na coxa direita, também volta a ficar disponível.
Assim, um provável Grêmio tem: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Darlan (Lucas Silva), Matheus Henrique e Jean Pyerre; Ferreira, Pepê e Diego Souza.
Dúvidas e Provável São Paulo
Enquanto o Tricolor Gaúcho possui problemas, o técnico Fernando Diniz só possui uma dúvida na escalação que mandará a campo. Ex-atacante do Grêmio, Luciano sofreu um pequeno estiramento na coxa esquerda e sua presença no jogo de quarta-feira é tratada ainda como difícil.
Por mais que a possibilidade de começar a partida seja mínima, o atacante foi relacionado para o duelo de ida. Caso a tendência de momento se confirme e Luciano não atue de titular, Tchê Tchê deverá ser seu substituto.
O provável São Paulo tem para o primeiro duelo: Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Tchê Tchê e Brenner.