Nesta terça-feira (20) o futebol brasileiro, viu mais uma injeção de recursos num dos seus mais tradicionais clubes. Assim, o Grupo City acertou a compra do Bahia, segundo informações do jornalista esportivo argentino César Luís Merlo.
De acordo com a reportagem publicada pelo periodista, o Grupo especializado em gestão esportiva está na fase final de negociações com a diretoria do clube nordestino. Além disso, os dirigentes do Bahia já haviam demonstrado interesse na proposta estrangeira.
Em paralelo às negociações entre executivos e dirigentes; os canais oficiais do Esporte Clube Bahia anunciaram a convocação dos conselheiros para a apresentação da proposta de constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) na próxima sexta-feira (23).
A Diretoria Executiva do Bahia convidou os conselheiros tricolores para apresentação da proposta de constituição de Sociedade Anônima do Futebol do Esquadrão.
A reunião será nesta sexta à noite, no Museu do Bahia na Fonte Nova, com transmissão ao vivo da TV Bahêa @SmartAudius. pic.twitter.com/OOVbyH47ga
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) September 20, 2022
Com isso, os dirigentes do Bahia devem repassar o controle das operações do clube ao Grupo City; caso os conselheiros concordem com as condições durante a assembleia.
Bahia deve receber injeção financeira do Grupo City
Para começo de conversa, é importante ressaltar que o interesse do Grupo City em um clube brasileiro já existe há certo tempo. No entanto, com a chegada do contexto da SAF ao futebol brasileiro; as oportunidades para investimento se tornaram mais visíveis.
Assim, os dirigentes do Bahia têm trabalhado nos bastidores; buscando estreitar as relações e fechar negócio. Entre indas e vindas, as conversas ganharam novos fôlegos na última semana, quando quase desembarcaram executivos do Grupo City em Salvador.
Embora a reunião tenha sido adiada; o jornalista argentino garante que as negociações avançaram bastante; e o negócio está em sua fase de consolidação. Assim, restam poucos detalhes para as assinaturas de contratos; e a entrada do Bahia no rol de clubes do Grupo City.
Além do Bahia, quais clubes já integram o Grupo City?
Com negócios espalhados por todo o mundo, o City Football Group lida com diferentes culturas e povos, sempre sob o olhar do esporte. Atualmente, os clubes administrados pela corporação são os seguintes:
- Manchester City (Inglaterra);
- New York City (EUA);
- Melbourne City (Austrália);
- Yokohoma Marinos (Japão);
- Montevideo City Torque (Uruguai);
- Girona FC (Espanha);
- Sichuan Jiuniu (China);
- Mumbai City FC (Índia);
- Lommel SK (Bélgica);
- Troyes (França);
- Palermo FC (Itália);
- Bolívar (Bolívia), apesar de não pertencer ao Grupo, é um clube parceiro.
O proprietário do Grupo City é Mansour Bin Zayed Al Nahyan, membro da família real e empresário com interesses globais, nascido em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.
Entusiasta do esporte, o sheik supervisionou a compra do Manchester City ainda como proprietário do Abu Dhabi United Group, em 2008. Após fusões e aquisições, o empreendimento se transformou no Grupo City como ele é hoje.
Foto destaque: Divulgação / MinhaTorcida