Logo após a atuação da seleção brasileira diante da Croácia, muitas especulações sobre o desempenho da equipe e as escolhas realizadas pelo treinador Tite foram os principalis assuntos nas últimas horas.
Inclusive, o seu comportamento ao final do confronto, em que ele se direciona ao vestiário depois do apito final. Recebendo até mesmo o comentário do narrador da Rede Globo, Galvão Bueno, que transmitiu a partida diretamente do Estádio da Cidade da Educação em Doha.
Gosto muito do Tite, mas a cena dele largando o time chorando em campo, um bando de garotos, e indo embora sozinho para o vestiário é muito feio!! Não pode!!
— Galvão Bueno (@galvaobueno) December 9, 2022
No mês passado, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Francisco Novelletto Neto esclareceu sobre a viabilidade do técnico Manchester City, Pep Guardiola, assumir o comando da equipe Canarinha posteriormente à saída de Tite.
Alto salário de Guardiola
Ele informou que o espanhol aceitaria liderar o grupo, porém, o valor do salário comunicado pelo seu empresário na época seria de aproximadamente 24 milhões de euros. Apesar disso, Guardiola é cogitado por cerca de 32% dos torcedores.
Pés no chão e economia no bolso
Diante do valor expressado e a realidade da Confederação, o nome foi desconsiderado em um primeiro momento. Dessa forma, abriu a possibilidade de outros nomes conhecidos do futebol nacional e internacional serem analisados visando a Copa do Mundo em 2026.
Os nomes cogitados para esta vaga em aberto são: Cuca, Dorival Júnior, Fernando Diniz e Mano Menezes. Entram para essa lista, o argentino Jorge Sampaoli, além dos portugueses Abel Ferreira e Jorge Jesus.
Retrospecto e desempenhos
O treinador Cuca, técnico do Galo mineiro em 2021 e 2022, realizou no ano passado uma campanha que levou aos títulos do Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro. Além da vaga na pré-Libertadores durante este ano.
Levando em consideração a sua passagem na equipe em 2018, Dorival Júnior, foi responsável pelo título da Copa do Brasil e da Libertadores neste ano pelo Flamengo. Atuou no Ceará, ainda este ano, indo até a fase de grupos pela Sul-Americana com o clube.
Fernando Diniz, durante a temporada de 2015/2016 foi campeão Paulista com o Audax. Ele ainda comandou outras equipes como Santos, São Paulo e Vasco.
Mano Menezes tem passagem por vários clubes nacionais, a exemplo de Internacional, Flamengo, Corinthians Cruzeiro, Bahia e Palmeiras. Até mesmo a seleção brasileira durante dois anos conquistando apenas o Superclássico das Américas de 2011 e de 2012.
No entanto, Abel Ferreira, técnico do Palmeiras desde 2020, participou de nove finais pelo clube e que tem contrato até 2024. Ele também teve pelo Braga, de Portugal, de 2017 a 2019, conquistando a quarta posição pela elite do Campeonato Português, na temporada 2017/2018.
Entre os anos de 2009 e 2015, Jorge Jesus, foi técnico do Benfica, conquistando 10 títulos pelo clube. Atualmente está no Fenerbahçe da Turquia. Durante a sua passagem pelo Brasil em 2019 e 2020, no Flamengo, conquistou cinco títulos: Campeonato Brasileiro, Carioca, Libertadores, Recopa Sul-Americana, além da Supercopa do Brasil.
Outras informações em relação a definição do técnico, a reestruturação da Seleção e sobre os últimos confrontos na Copa do Mundo do Qatar em 2022. Você confere todos os detalhes aqui no Minha Torcida.
Foto destaque: Reprodução/Twitter/Pep Guardiola