O piloto de Formula 1, Lewis Hamilton, pode se aposentar após algumas mudanças que a FIA realizou na competição. Ele é muito ativo em prol dos direitos humanos e não esconde isso por onde passa, levando seu discurso para dentro das pistas, principalmente estampado no capacete em que usa.
No entanto, a entidade alterou o regulamento que pode impedir do piloto usar declarações envolvendo assuntos políticos, religiosos e pessoais. Dessa forma, Hamilton cogita aposentadoria após essas proibições estabelecidas para as próximas temporadas.
Hamilton cogita aposentadoria
O piloto, que completou 38 anos no dia 7 de janeiro, fez uma declaração em 2022 afirmando que ainda queria competir e pretendia renovar contrato com a Mercedes.
Há toda essa coisa de eu me aposentar que está sempre por aí e, honestamente, não gosto da ideia e não sinto que estou lá – disse Hamilton
Contudo, Lewis cogita a possibilidade de aposentadoria após as mudanças feitas pela FIA, que o impede de expor sua opinião em relação a certos assuntos.
Em uma entrevista ao New York Times o piloto afirmou que espera que essa decisão não se estenda por muito tempo e que se sente triste ao ver que ações como essa ainda existem.
Ainda, ele ressaltou que conversar sobre assuntos que envolvam questões de direitos humanos é necessário para que mudanças significativas sejam feitas no mundo.
Lewis Hamilton, é um forte representante entre as personalidades do esporte que defendem as causas de igualidade e direito entre as pessoas, como quando esteve na Arábia Saudita, para o Grande Prêmio do Bahrain, há alguns anos.
O grande campeão da F1, denunciou os abusos dos direitos humanos após receber algumas cartas de pessoas do país que denunciavam alguns crimes que iam contra a DUDH.
Na época, ele destacou que a Fórmula 1, precisa fazer mais ações envolvendo essas causas, por ser um torneio que roda o mundo e junto, pode levar pautas importantes para serem discutidas.
Sendo assim, Hamilton finalizou sua entrevista dizendo que “se não posso defender os direitos humanos e não posso continuar o que tenho feito nestes anos, prefiro não correr mais”.
Hamilton estará na F1 em 2023?
Apesar de Lewis Hamilton cogitar se aposentar, não será neste ano, o sete vezes campeão mundial ainda disputa a temporada de 2023 pela Mercedes e para poder continuar a levar suas causas estampadas em seu capacete, deverá passar pelo filtro da FIA, caso não queira ser multado por quebrar algum regulamento da entidade