Embora nenhum de nós tenha idade suficiente para se lembrar da Copa do Mundo de 1958, ainda podemos ler sobre ela. Havia algo muito especial acontecendo durante o torneio e poderíamos denominar o fenômeno como Just Fontaine. Este era o nome do jogador que conseguiu tocar a rede do gol por, impressionantes, 13 vezes durante este evento. Na época, essa foi a maior quantidade de gols marcados por qualquer jogador durante uma única Copa do Mundo. E adivinha? Este recorde ainda está de pé em 2022.
Então, é claro, a conquista de Fontaine naquele ano era algo impensável. Isso porque as pessoas acreditavam que o recorde da Copa do Mundo anterior jamais seria batido. Isso porque, na Copa do Mundo de 1954, o atacante húngaro Kocsis conseguiu marcar 11 gols durante o torneio. Claramente, esses números não foram suficientes para parar Fontaine, nem fizeram ele duvidar de suas habilidades.
Fontaine entrou em um novo patamar do futebol mundial ao jogar pela França e ser o principal atacante durante a Copa do Mundo de 1958. Fontaine teve uma média de 2,17 gols por jogo na competição, o que é simplesmente incrível. Infelizmente ou felizmente, isso não fez com que a França vencesse o torneio, pois a seleção francesa foi eliminada pelo Brasil nas semifinais.
Mesmo assim, ainda podemos olhar para trás e nos maravilhar com as aventuras de Fontaine na Copa do Mundo de 1958, que é exatamente o que faremos agora.
Conteúdo
- 1 Gols de Fontaine durante a Copa do Mundo de 1958 – contagem de um em um
- 1.1 França x Paraguai – fase de grupos – 3 gols
- 1.2 França x Iugoslávia – fase de grupos – 2 gols
- 1.3 França x Escócia – fase de grupos – 1 gol
- 1.4 França x Irlanda do Norte – quartas de final – 2 gols
- 1.5 França x Brasil – semifinais – 1 gol
- 1.6 França x Alemanha Ocidental – disputa de terceiro lugar – 4 gols
Gols de Fontaine durante a Copa do Mundo de 1958 – contagem de um em um
Seria uma injustiça falar da Copa do Mundo de 1958 sem contar a história de todos os gols de Fontaine. Afinal, ele possui o recorde de todos os tempos, então é necessário honrar o que ele conseguiu alcançar. Por causa de seu desempenho no torneio daquele ano, Fontaine foi nomeado pelo grande Pelé em 2004 como um dos “125 maiores jogadores vivos”. Isso foi em 2004, mas no momento em que escrevo este texto, Just Fontaine ainda está vivo e forte aos 89 anos de idade.
Isso mesmo – você ainda pode conversar com o homem por trás da lenda pessoalmente se tiver a sorte de ter uma chance. Mas não estamos aqui para falar sobre a grande vida de Just Fontaine – estamos aqui para admirar sua sequência de gols marcados em 1958. Então, vamos começar.
França x Paraguai – fase de grupos – 3 gols
No estilo típico da Copa do Mundo, o torneio de 1958 começou com a fase de grupos. Para este torneio, foram 4 grupos no total, e a França ficou no grupo 2. Seu jogo de abertura foi contra o Paraguai. Ansiosa para começar bem a competição, a França realmente deu um show durante o jogo. Surpreendentemente, a vitória contra o Paraguai teve 10 gols no total, com Fontaine marcando um hat-trick para a França. Isso significa que Fontaine marcou 30% dos gols deste jogo espetacular, apenas para te dar uma ideia de como ele começou a competição.
Acredite ou não, ninguém esperava que a França vencesse o Paraguai por essa diferença. E antes da partida, não é como se Fontaine fosse conhecido como um atacante de renome mundial. Na verdade, ele só jogou de maneira esporádica pela seleção francesa nos anos anteriores. No entanto, é justo dizer que ele foi o primeiro na folha da equipe após o primeiro jogo. Seus gols ajudaram a França a superar uma desvantagem de 3 a 2 na partida, o que poderia não ter sido possível se Fontaine não tivesse feito sua magia em campo.
França x Iugoslávia – fase de grupos – 2 gols
Beleza – 3 gols e 3 pontos para a França, é um bom começo para Fontaine, não é? Seu nome já estava sendo sussurrado por toda a nação anfitriã, a Suécia. Além disso, seu nome também estava começando a fazer barulho em escala global. É claro que, por causa de seu desempenho no jogo de abertura, ele voltou a entrar em campo quando a França jogou contra a Iugoslávia. Fontaine não perdeu tempo e conseguiu marcar aos 4 minutos de jogo para dar a vantagem à França.
A França sofreu a virada deixando o placar do jogo em 2 a 1 no segundo tempo, mas Fontaine, mais uma vez, salvou a seleção francesa ao marcar o empate aos 85 minutos. Os fãs ficaram em êxtase porque a França parecia estar focada para marcar novamente em um jogo que já haviam dado como perdido. Nem mesmo Fontaine conseguiu carregar a França, e a Iugoslávia partiu o coração dos franceses ao marcar aos 88 minutos. A França perdeu o jogo por 3 a 2, mas Fontaine manteve sua sequência de gols – chegando a 5 após o final do jogo.
França x Escócia – fase de grupos – 1 gol
Após perder para a Iugoslávia, a França enfrentou a Escócia e tinha a obrigação de ganhar para conseguir avançar para a fase eliminatória. Nessa altura do campeonato, todas as equipes ainda tinham chance de avançar para a fase eliminatória da competição – até mesmo a Escócia, que tinha apenas 1 ponto. Então, com uma partida na qual a vitória era obrigatória prestes a ser disputada, quem mais amarraria as chuteiras para ajudar a França a vencer? Claro, tinha que ser Fontaine! Mas neste jogo ele teve ajuda, assim como nos outros jogos do torneio.
A França foi abençoada com uma dupla imbátivel: Fontaine e Kopa e, por acaso, ambos conseguiram tocaram a bola no fundo das redes neste jogo. Ao contrário de Fontaine, no entanto, Kopa jogava de meia-atacante, mas certamente sabia bater na bola. E os gols saíram aos 22 e 44 minutos, com Fontaine marcando o gol que levaria a França a vencer por 2 a 0.
Como a França venceu a partida, o time francês conseguiu avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo. Enquanto isso, Fontaine já tinha 6 gols em seu nome, ostentando uma média de 2,0 gols por jogo tendo jogado nos três jogos de abertura.
França x Irlanda do Norte – quartas de final – 2 gols
A França enfrentou um rival relativamente fácil nas quartas de final. A Irlanda do Norte conseguiu avançar em um grupo composto por Alemanha Ocidental, Tchecoslováquia e Argentina. Embora isso tenha sido um pouco inesperado, os franceses tiveram que enfrentar e vencer a Irlanda do Norte por uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo de 1958. A França conseguiu destruir a Irlanda do Norte nesta partida, vencendo por 4 a 0. No entanto, os franceses só conseguiram marcar minutos antes do intervalo, e o autor do gol não foi Fontaine.
Mas vamos lá, você não achou que Fontaine ficaria de fora dessa, achou? Fontaine claramente queria mostrar ao resto das principais equipes da competição do que ele era capaz. Ele entrou em modo gol por um período de cerca de 10 minutos, nos quais ele marcou duas vezes aos 55 e aos 63 minutos. É claro que isso foi fundamental, pois deu à França uma vantagem de 3 a 0 com pouco mais de 25 minutos faltando no relógio. O gol final foi marcado pela França aos 68 minutos, criando uma vantagem insuperável.
O jogo foi encerrado com um placar final de 4 a 0, e isso elevou a contagem total de Fontaine para 8 – mantendo sua média de 2,0 gols por jogo.
França x Brasil – semifinais – 1 gol
Este foi o maior teste do torneio. A França estava enfrentando a seleção favorita que era o Brasil, e Fontaine conseguiu marcar aos 9 minutos para colocar a França no placar. Incrivelmente, esse nem foi o primeiro gol da partida! Os brasileiros marcaram logo aos 2 minutos, cortesia de Vava, por isso o gol de Fontaine foi muito importante pois permitiu que os franceses empatassem o jogo apenas 7 minutos depois. No entanto, foi aí que os pontos positivos terminaram para a seleção francesa e para Fontaine nesta partida em particular.
Fontaine provou um pouco do seu próprio veneno quando um certo jogador chamado Pelé marcou o famoso “barba, cabelo e bigode”, ou seja outros três gols durante o jogo. A França acabou perdendo esta partida por 5 a 2, e o sonho de conquistar o título estava oficialmente encerrado.
França x Alemanha Ocidental – disputa de terceiro lugar – 4 gols
Não feliz por ter perdido a chance de disputar a final da Copa do Mundo, Fontaine deve ter canalizado suas frustrações da melhor maneira possível para se preparar para esta partida. Este foi o jogo no qual Fontaine marcou mais gols em uma única partida durante todo o torneio.
Ele marcou 4 gols contra a Alemanha Ocidental para selar um 3º lugar para a França, e o jogo terminou com um placar final de 6 a 3. Se você achou isso impressionante, saiba que Fontaine poderia ter marcado mais um – ele deixou Kopa cobrar um pênalti durante a partida. Assim, ao todo, Fontaine terminou com 13 gols e se tornou um ícone nacional.
Será que um dia o recorde dele será batido? Com certeza bater esse recorde vai dar trabalho!