Histórias da Copa do Mundo: a derrota do Brasil na final no “Maracanaço”

Ao longo dos anos houve algumas viradas épicas na Copa do Mundo. Porém, por mais que a gente tente, é difícil encontrar uma virada que tenha recebido mais atenção do que essa. A vitória do Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950 (jogada em um único grupo final) ainda é, talvez, a maior surpresa nas fases finais da competição. Para realmente entender a dimensão dessa virada, você precisa entender o torneio, o evento, a atmosfera e outros detalhes que tornam essa virada tão inesquecível.

Em 1950, o Brasil ainda não tinha vencido uma Copa do Mundo. Esta foi apenas a 4º edição, desde que as duas Copas anteriores foram canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial. E, curiosamente, o Uruguai já havia vencido a primeira edição em 1930. Então, pode-se dizer que a pressão de ganhar uma Copa do Mundo estava acumulada nos ombros do Brasil e não nas camisetas do Uruguai.

Uruguai e Brasil final copa do mundo 1950
Brasil e Uruguai na final da copa do mundo em 1950, partida aconteceu em casa.

No entanto, apesar do Brasil não ter vencido nenhuma Copa naquele momento, o time era bem promissor, ou seja, um dos favoritos para vencer a competição – especificamente no jogo contra o Uruguai. Este foi o último jogo da rodada final do evento, o que torna também esta a única Copa do Mundo da história em que os campeões foram decididos em um grupo final, ao invés apenas de uma partida final. O Brasil precisava simplesmente não perder a partida e seria nomeado campeão da Copa do Mundo.

Mas eles perderam o jogo por 2 a 1 e, até hoje, a partida apelidada de “O Maracanaço” continua sendo uma das maiores viradas da história do futebol.

A preparação para uma partida chocante

Você já teve uma amostra do que ocorreu em 1950, mas vamos definir um cenário mais específico. A Copa do Mundo de 1950 foi realizada no Brasil, e o estádio onde foi disputada a partida, foi o Maracanã, que foi construído justamente para o torneio. No início da competição, havia 4 grupos, com o Brasil e o Uruguai liderando seus grupos individuais. Diante disso, foi formado um grupo final composto por 4 times, no final das contas, todos tentando vencer a Copa do Mundo.

Este grupo final era formado pelo Brasil, Uruguai, Espanha e Suécia. E é aqui que você percebe que o Brasil era o favorito para vencer. O Brasil jogou contra a Suécia no jogo de abertura do grupo final e venceu por 7 a 1.  Depois da vitória contra a Suécia, o Brasil goleou a Espanha por 6 a 1. Enquanto o Uruguai empatou com a Espanha e venceu por bem pouco a Suécia com um gol aos 85 minutos. Então como você pode perceber, o Brasil foi o time dominante no grupo, por isso eles estavam tão confiantes para a final.

Parecia que as estrelas estavam prestes a se alinhar para a seleção brasileira. Claro, o país e os jogadores estavam extremamente empolgados com essa expectativa, mas no final não foi como o esperado. O Uruguai deixou os brasileiros angustiados por estar atrás no jogo, atrás na classificação final do grupo, e ainda assim – eles levaram a taça da Copa do Mundo de uma maneira dramática.

As partes mais interessantes desta história

Embora a vitória que aconteceu em campo tenha sido impressionante, foram todas as coisas fora de campo que transformaram a Copa do Mundo de 1950 em uma lenda. Como já mencionamos, o Brasil era um grande favorito para esta partida final. Com 13 gols marcados nas duas primeiras partidas, parecia inevitável que eles esmagassem o Uruguai e conquistassem o título. Porém, muito dessa expectativa pode ter se transformado em “excesso de confiança” e não foi pouco.

Nesse sentido, vamos percorrer uma das partes mais interessantes da história para que você realmente tenha uma ideia do que aconteceu no Rio de Janeiro em 1950:

A torcida no Estádio do Maracanã

Como mencionamos anteriormente, o estádio do Maracanã foi feito especialmente para a Copa do Mundo de 1950. O estádio ficou grande e exuberante tendo como plano de fundo o Rio de Janeiro, e rumores sugerem que mais de 200.000 pessoas realmente assistiram a partida. Isso ia contra os regulamentos, já que era exigido que todos os espectadores tivessem um assento, porém os brasileiros se amontoavam no estádio além do permitido. Em relação aos números oficiais de espectadores nas arquibancadas, o número citado é de 173.850.

Brasil e Uruguai copa do mundo 1950
Estádio do Maracanã com torcedores do Brasil assistindo o final da Copa do Mundo em 1950.

É evidente que a atmosfera dentro do estádio para aquela partida em particular deve ter sido incrível. E por causa desses números, “O maracanaço”, como ficou conhecida, foi a partida de futebol mais cheia da história. O mais surpreendente é que os especialistas dizem que cerca de 10% da população total do Rio de Janeiro estava dentro do estádio para assistir a essa partida.

Porém, apesar da atmosfera provavelmente ter sido algo fora deste mundo, podemos imaginar também a pressão que os jogadores brasileiros devem ter sentido. Isso ficará mais claro quando você ler o restante dos fatos interessantes sobre este jogo.

O Domínio do Brasil e jogo anterior contra o Uruguai na Copa América

Haviam duas razões para que o Brasil estivesse tão favorecido contra o Uruguai em 1950. Em primeiro lugar, o Brasil dominou todo o evento até a partida final. Afirmamos anteriormente que o Brasil marcou um total de 13 gols contra a Espanha e a Suécia juntas. Mas se você olhar para trás, na fase de grupos inicial do Brasil, eles marcaram um total de 8 gols em apenas 3 partidas. Isso inclui uma derrota por 4 a 0 para o México em sua partida de abertura. Então dizer que o Brasil estava dominante o tempo todo, talvez tenha sido um exagero. 

Histórias da Copa do Mundo: a derrota do Brasil na final no “Maracanaço”
Brasil e Uruguai disputando a taça da copa do mundo de 1950.

No entanto, essa é apenas a primeira razão. A segunda razão, conforme destacado, é porque o Brasil já havia jogado contra o Uruguai em um grande evento há apenas um ano. Isso ocorreu na Copa América, e o Brasil conseguiu vencer o Uruguai por 5 a 1. Novamente, você pode ver o porquê o Brasil se sentiria tão confiante para esta partida final contra o Uruguai

Comemoração da vitória para o Brasil foi feita antes do jogo

Essa é uma de nossas partes favoritas em relação a toda essa história. Os brasileiros estavam profundamente tão confiantes na vitória que uma música especial e uma comemoração foram feitas antes da partida. Segundo relatos, essa música havia sido criada e a suposta comemoração teria sido um treinamento para depois do apito final. Essa música recebeu o nome de “Brasil os vencedores”, mas como sabemos agora, isso nunca aconteceu.

Como ninguém realmente pôde testemunhar a celebração, já que o Uruguai estragou a festa, nunca saberemos como o Brasil comemoraria a vitória. Mas, no entanto, é uma elemento interessante diante dessa virada.

Jornais foram publicados alegando a vitória no dia anterior ao jogo

Uma das maiores quedas do Brasil para esta partida foi o excesso de confiança. Então, novamente, o que os jogadores deveriam pensar quando a nação já tinha praticamente declarado vitória antes mesmo da bola ser chutada? Aparentemente, as rádios e programas de TV brasileiros falavam como se o Brasil já tivesse vencido, e foi assim durante toda a preparação para a partida. Porém, uma das demonstrações mais marcantes do excesso de confiança para nós, é em relação aos jornais das grandes cidades do Brasil.

Com o Rio de Janeiro sendo a capital do Brasil naquela época, ‘O Mundo’, que era o jornal local, estava imprimindo jornais no dia anterior com manchetes de que o time já era campeão. Além disso, a ‘Gazeta Esportiva’, que era o principal jornal de São Paulo, estava fazendo o mesmo. Tenha em mente que eram duas grandes cidades, particularmente São Paulo que já abrigava milhões de pessoas. Por fim, ‘O mundo’ reforçou isso com outra publicação no dia do jogo, declarando o Brasil como campeão.

Rumores afirmam que o capitão do Uruguai antes do jogo realmente viu esses jornais e comprou um monte deles para levar ao hotel da equipe. Aparentemente, ele encorajou ativamente seus jogadores a cuspir nos jornais para animá-los.

22 Medalhas de Ouro foram feitas para jogadores brasileiros

Todo mundo sabe como é o troféu da Copa do Mundo – é icônico. Com sua aparência dourada cintilante, é difícil pensar em alguém que não gostaria de colocar as mãos nele um dia. Mas o Brasil não queria esperar tanto, nem queria ter apenas um troféu para dividir.

Então, antes da partida final, ao invés de um troféu, havia supostamente 22 medalhas individuais de ouro feitas – uma para cada jogador da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1950. Essas medalhas foram todas gravadas com os nomes dos jogadores da seleção em preparação para a vitória. Mas, assim como os outros planos de vitória, estes nunca se materializaram, e nem foram entregues aos jogadores.

No entanto, nem tudo é ruim. Enquanto o Brasil perdeu o jogo, desde então conquistou cinco troféus da Copa do Mundo, enquanto o Uruguai tem apenas dois. 

 

Juliano Garcia Juliano Garcia

Apaixonado por esporte, sou um dos criadores do Minha Torcida.

[blocksy_breadcrumbs]