Histórias da Copa do Mundo: o lendário ‘acidente’ de Gary Lineker contra a Irlanda (1990)

Histórias da Copa do Mundo: o lendário ‘acidente’ de Gary Lineker contra a Irlanda.

A Copa do mundo de 1990 na Itália será lembrada por muitas coisas e, se você é um torcedor da Inglaterra, isso inclui a fantástica jogada de David Platt contra a Bélgica, o retorno da Inglaterra contra Camarões, as lágrimas de Gazza e, claro, Gary Lineker literalmente fazendo cocô contra os irlandeses.

Como todos sabemos muito bem, quando você precisa ir ao banheiro, você vai encontrar uma maneira de ir, mas nem todo mundo tem a coragem de fazer isso ao vivo em frente à milhões de torcedores de todo mundo.

O herói da Inglaterra, Gary Lineker, fala abertamente sobre a vez em que ele fez cocô no meio de um jogo da Copa do Mundo contra a República da Irlanda na Itália nos anos 90, chegando a brincar sobre o incidente nas redes sociais.

Durante anos, o atacante da Inglaterra e apresentador do “Match of the day” evitou falar sobre esse assunto em particular e nunca admitiu isso até que esse assunto foi abordado em uma entrevista na BBC Radio 5 Live.

“Eu nunca admiti isso, mas é verdade… foi em um jogo da Copa do Mundo. Foi filmado, eu vi, mas se você não sabe o que estava acontecendo no momento, você não entenderá”

Lineker começou a subir na competição aos poucos, assim como a Inglaterra, mas felizmente 4 pontos foram suficientes para ver os jogadores de Bobby Robson no topo do Grupo F, com a República da Irlanda terminando como vice-campeã, a Holanda em terceiro e o Egito terminando em último, como o esperado. Na verdade, a Inglaterra foi o único time a vencer um jogo nesse grupo, derrotando o Egito por 1 a 0 graças a um gol de Mark Wright, com os holandeses e os irlandeses empatando os três jogos. O único gol de Lineker durante a fase de grupos foi contra a Irlanda naquela partida bizarra, mas por que exatamente o último goleador se aliviou em campo e por que os milhões de espectadores que estavam assistindo de casa não perceberam?

Eu não estava muito bem, eu estava passando mal no intervalo, mas continuei jogando… a bola foi lançada pelo lado esquerdo. Tentei passar pra alguém, me encolhi e depois relaxei… para minha sorte estava chovendo naquela noite e eu pude disfarçar. Foi uma bagunça, tinha acabado de sair, simplesmente aconteceu. Quantos detalhes você quer?… Dá pra me ver esfregando no chão como um cachorro: foi a experiência mais horrível da minha vida, mas com toda certeza eu nunca encontrei tanto espaço em um jogo do que naquela noite depois do que aconteceu”.

Claramente, Lineker não tinha controle sobre o que estava acontecendo, mas ele lidou incrivelmente bem e continuou jogando, porém ele acabou sendo retirado com 7 minutos restantes de jogo e foi substituído por Steve Bull.

Pego na câmera

Gary Lineker na copa dGary Lineker na copa do mundo de 1990, na Itáliao mundo de 1990, na Itália
Gary Lineker na copa do mundo de 1990, na Itália

Alguns fãs com a vista boa podem ter visto o momento em que Lineker admitiu a um de seus companheiros de equipe o que ele tinha acabado de fazer quando foi capturado pela câmera, então qualquer pessoa com uma habilidade de leitura labial poderia ter percebido o atacante dizendo a Trevor Stephen, ‘Eu me caguei’, como visto no vídeo…

Lineker já tinha colocado a Inglaterra na frente quando deixou sua marca em campo, mas a Inglaterra não conseguiu manter a liderança e acabou tendo que se contentar com o resto.

A maioria das pessoas tiraria um dia de folga do trabalho se estivesse se sentindo mal como Lineker, mas ele lembra desse momento durante uma edição especial do “Match of the day”,

“Eu estava passando mal durante a noite e era o dia da abertura da Copa e eu tinha acordado algumas vezes com diarréia, etc….Eu não queria contar para Bobby Robson porque pensei que ele poderia me deixar de fora do time, e eu queria jogar como sempre… De qualquer forma, o jogo começou e eu estava bem, mas cerca de 20 minutos depois, comecei a sentir cólicas. De alguma forma, cheguei ao intervalo e pensei que ficaria bem… Cheguei no segundo tempo, entre 10 a 15 minutos comecei a sentir cólicas de novo e aí eu pensei: ‘Estou com um problemão aqui’.

Os fãs de futebol provavelmente conseguem entender porquê Lineker continuou, jogar na Copa do Mundo é um sonho para os jogadores e para os torcedores, então a ideia de perder isso simplesmente não passava nem na cabeça. Se Lineker não tivesse jogado, o resultado poderia ter sido diferente e o próprio legado de Lineker na Inglaterra poderia ter sido afetado.

Olhando pelo lado engraçado

Não podemos esquecer que, além de golear contra os irlandeses, Lineker marcou dois gols cruciais contra Camarões nas quartas de final e marcou contra a Alemanha Ocidental na semifinal. Se o atacante tivesse contado ao seu empresário sobre seu mal estar ele certamente não teria jogado contra a Irlanda e se alguém como Steve Bull tivesse entrado e jogado de uma maneira melhor, Lineker poderia não ter voltado ao time titular até que Robson tivesse certeza de que ele estava completamente em forma. 

Fazer cocô em um campo de futebol não seria a única coisa constrangedora que Lineker faria em sua carreira. Depois de apostar que apresentaria “The match of the day” com um short de dormir, Lineker se manteve fiel à sua palavra e para a diversão de seus co-apresentadores Alan Shearer e Ian Wright, ex-jogador do Leicester City e torcedor do Foxes. Apresentou o programa vestindo um shortinho de dormir.

Gary Lineker na Copa do Mundo de 1990
Gary Lineker na Copa do Mundo de 1990

Enfim, de volta a cagada. Felizmente, Lineker superou aquele jogo e agora pode relembrar o ‘incidente’ com humor, o que é crucial se você for ativo nas mídias sociais e souber que as pessoas vão perguntar e brincar sobre o acontecimento em que fez cocô em rede nacional e no meio de um jogo de futebol.

Platt marca um ponto cego

No final, a Copa do Mundo de 1990 e particularmente a jornada da Inglaterra para a semifinal não foram ofuscadas por nenhum incidente e sempre será lembrado como o momento em que a Inglaterra perdeu a segunda final da Copa do Mundo.

Certamente não foi uma passagem fácil e tranquila para a final, na verdade, nenhum dos seus seis jogos no torneio foram fáceis. Os jogadores de Robson começaram com um empate de 1 a 1 contra a República da Irlanda, com Lineker colocando a Inglaterra na frente no Estádio Comunale Sant'Elia, antes de o Sheedy empatar no segundo tempo. O jogo seguinte da Inglaterra foi no mesmo estádio e terminou em mais um empate, desta vez o jogo contra a Holanda terminou sem gols. Em sua última partida, a Inglaterra enfrentou o Egito sabendo que uma vitória os colocaria para a próxima rodada. O jogo acabou sendo tenso e competitivo, assim como nos dois primeiros jogos, mas um gol do zagueiro Wright garantiu os 3 pontos que a Inglaterra precisava e esperava.

A Inglaterra enfrentou a Bélgica nas oitavas de final, outro jogo que terminou empatado aos 90 minutos, já que ambos não conseguiram marcar nenhum gol. Os dois estavam se preparando para uma disputa de pênaltis quando o final da prorrogação se aproximava, apenas para a Inglaterra reunir um último ataque que terminou em um dos maiores gols de todos os tempos da Copa do Mundo de David Platt. Platt, um jogador do Aston Villa na época, girou de forma brilhante para rebater a bola e deu à Inglaterra um encontro contra o pacote surpresa da competição, Camarões, nas quartas de final. 

Lineker brilha nas quartas de final

As quartas de final entre Camarões e Inglaterra talvez tenham sido uma das melhores partidas da Copa do Mundo de 1990 David Platt recomeçou de onde parou no último jogo, comandando a Inglaterra aos 26 minutos. Os jogadores de Robson lideravam por 1 a 0 no intervalo, mas Camarões sempre pareceu perigoso no ataque e, no espaço de três minutos do segundo tempo, os “pés frios” viraram o jogo de cabeça para baixo. Forst Kunde reverteu um pênalti e, pouco depois, Ekeke colocou Camarões na frente. A Inglaterra precisava de uma resposta e finalmente conseguiu a 7 minutos do final, quando Lineker mandou Nkono para o lado errado da marca de pênalti para marcar o placar final de 2 a 2 após 90 minutos. A partida foi para a prorrogação e as pernas cansadas começaram a aparecer, mas aos 106 minutos a Inglaterra recebeu outro pênalti e Lineker intensificou e enviou Nkono para o caminho errado pela segundo vez e marcou 3 a 2 para a Inglaterra. A Inglaterra aguentou a vaga na semifinal contra a velha amiga, a Alemanha Ocidental.

Dor de cabeça na semi-final

Quanto menos se falar sobre este jogo, melhor, pois ainda incomoda aqueles que tinham idade suficiente para assistir o jogo na TV ou até mesmo estar no estádio à noite. Parker marcou um gol direto na rede aos 81 minutos para a alegria dos jogadores da Alemanha Ocidental, mas Lineker levou a Inglaterra ao empate aos 81 minutos com o seu 4º gol no torneio. A Inglaterra chegou tão perto de vencer o jogo na prorrogação, mas a partida foi aos pênaltis. A Alemanha marcou todos os seus quatro pênaltis e enquanto Lineker, Bardsley e Platt marcaram para a Inglaterra, Pearce e Waddle falharam e a Alemanha Ociental passou para a final.

Apesar do sentimento de decepção logo após o jogo, a Copa do Mundo de 1990 foi um grande sucesso sob o mérito de Bobby Robson, já que ninguém tinha dado à Inglaterra uma chance de vencer o torneio antes de começar.

 

Juliano Garcia Juliano Garcia

Apaixonado por esporte, sou um dos criadores do Minha Torcida.

[blocksy_breadcrumbs]