Histórias da Copa do Mundo: O ritual de xixi antes dos chutes de Goycochea

A superstição pode ser encontrada em todos os esportes e que pode levar a alguns rituais bastante estranhos, malucos e absolutamente bizarros realizados por alguns indivíduos ou até um grupo de pessoas. No entanto, alguns rituais têm sido tão estranhos que se tornam uma fonte de histórias. No caso de Sergio Goycochea – um goleiro argentino que representou seu país no final dos anos 80 e no início dos anos 90. E como você deve ter adivinhado pelo título, seu ritual não envolvia uma refeição específica, uma rotina matinal ou qualquer coisa desse tipo.

Em vez disso, ele resolveu se aliviar em campo antes de uma disputa de pênaltis. Não, você não leu errado, isso é realmente o que Goycochea costumava fazer. Ele afirma ter iniciado esse ritual durante a Copa do Mundo de 1990, que na verdade foi disputada em seu país natal, a Argentina. Então, quem sabe, talvez Goycochea estivesse simplesmente marcando seu território para que os outros soubessem que aquela era a sua área? Brincadeira, claro. Mas muitas piadas foram feitas sobre isso naquela época, muitas vezes comparando Goycochea a um cachorro.

Independentemente do que você pensa sobre isso, por mais nojento e bizarro que esse ritual fosse, parecia funcionar. Goycochea conseguiu avançar com a Argentina através de duas disputas de pênaltis na Copa do Mundo de 1990. Ele seguiu por uma disputa de pênaltis nas quartas de final contra a Iugoslávia, e fez isso novamente nas semifinais contra a Itália. A única razão pela qual ele não fez isso na final foi porque não foi para a disputa de pênaltis. Então, novamente, isso pode ter sido uma benção disfarçada, agora que sabemos o que ele estava fazendo quando se agachou ao lado da trave do gol.

Portanto, esse foi um breve resumo, mas temos mais detalhes para te contar.

Apresentando Sergio Goycochea

Como você já sabe, diante das informações compartilhadas acima, Sergio Goycochea foi um goleiro Argentino. Ele nasceu em 1963 em Buenos Aires, Argentina, garantiu seu primeiro lugar em uma equipe profissional com apenas 18 anos de idade. Então, claramente, seu talento entre as traves foi reconhecido em uma idade bem precoce. Goycochea jogou em dezenas de times de clube ao longo de sua carreira, com seus melhores momentos em clubes como River Plate, Millonarios e Racing Club. Foi durante sua passagem pelo River Plate que recebeu a convocação para representar a Argentina no cenário internacional.

Isso foi em 1987, mas Goycochea já havia representado a Argentina nos sub-20, em 1981. Como você pode ver, ele demorou um pouco para entrar na equipe principal, embora isso provavelmente fosse porque a Argentina tinha uma equipe muito forte durante esses anos. Uma vez que ele recebeu a convocação em 1987, ele rapidamente se tornou a escolha número um da Argentina como goleiro. Ele jogou pela Argentina de 1987 até 1994, jogando em duas Copas do Mundo durante esses anos.

Sergio Goycochea durante jogo da Copa do Mundo em 1990

Sergio Goycochea durante jogo da Copa do Mundo em 1990

Goycochea representou sua nação na Copa do Mundo de 1990 e 1994, embora a Copa do Mundo de 1990 tenha sido onde sua lenda nasceu. Não apenas ele se mostrou fundamental na jornada da Argentina até as finais, mas seu ritual de fazer xixi em campo também surgiu neste torneio. Então, ele não apenas foi reconhecido como um héroi na Argentina naquela época, mas também recebeu reconhecimento global por realizar um dos rituais mais bizarros já vistos. E neste momento achamos que é hora de compartilhar todos os detalhes de como isso aconteceu.

Os detalhes do ritual de xixi antes dos chutes

Ok, você sabe que Goycochea é conhecido por fazer xixi no campo antes dos pênaltis. E isso realmente confirma a noção de que os goleiros são uns dos caras mais loucos do planeta. No entanto, também existem alguns mitos em torno desse ritual, como ele surgiu e o que ele realmente fez em campo em relação a sua superstição do xixi. Então, vamos discutir os detalhes específicos desse ritual agora para que você conheça a história completa:

Surgiu nas quartas de final contra a Iugoslávia

A Copa do Mundo de 1990 foi um torneio de sucesso para a Argentina. Eles finalmente chegaram à final e perderam para a Alemanha Ocidental. Claro, eles adorariam ganhar o título, mas não era pra ser. E sejamos honestos, chegar à final de uma Copa do Mundo é uma grande conquista. No entanto, não estamos focando em toda a Copa aqui – estamos focando no ritual e como ele aconteceu. Então, a resposta para esta primeira parte é que o ritual começou contra a Iugoslávia nas quartas de final.

Isso quebra um dos principais mitos em torno do Goycochea e dessa superstição. Ele nem sempre fez isso, foi apenas a partir das quartas de final da Copa do Mundo de 1990 em diante. E ele só fez isso durante a competição de 1990. Não foi de forma alguma um ritual que ele sempre realizou ao longo de sua carreira. Quando ele fez isso antes dos pênaltis contra a Iugoslávia, pareceu funcionar. A Argentina venceu a disputa de pênaltis por 3 a 2,apesar de jogadores como Maradona terem perdido pênaltis.

A primeira vez foi por necessidade

Vamos falar outro mito sobre Goycochea e suas superstições de xixi. Algumas pessoas pensam que ele decidiu aleatoriamente fazer xixi antes dos chutes. Isso cria uma impressão de Goycochea de que ele era um pouco lunático, mas isso não é verdade. Antes dos pênaltis contra a Iugoslávia, ele afirmava que precisava desesperadamente ir ao banheiro, mas não dava tempo. Afinal, você provavelmente não vai sair de campo logo antes de um dos maiores momentos de sua carreira, muito menos para ir ao banheiro. Ao fazer isso, você quebraria o foco, perderia a reunião de motivação da equipe e perderia um pouco a conexão com o próprio jogo. 

Temos certeza de que Goycochea provavelmente pensou nessas coisas no momento, o que motivou sua próxima atitude. Em vez de sair do campo para ir ao banheiro, já que estava desesperado, ele simplesmente entrou em campo antes do primeiro pênalti ser marcado. Isso economizou tempo, garantiu que ele permanecesse no momento e significava que agora ele poderia se concentrar no que estava por vir. E vamos ser honestos – todos nós já sentimos isso. Quando você tem que ir, especialmente quando a vontade é bem forte, temos a certeza que é impossível focar em outra coisa!

Portanto, Goycochea decidiu claramente que o potencial constrangimento de se aliviar na frente de milhões de espectadores valia a pena. Acontece que ele estava certo também.

A segunda vez foi por superstição

Quando Goycochea fez xixi em campo antes do pênalti contra a Iugoslávia, recebeu bastante atenção da mídia global, como esperado. Mas desta primeira vez foi feito porque ele estava tão desesperado para se aliviar antes dos chutes. Na próxima rodada, a Argentina estava em mais uma disputa de pênaltis. Desta vez foi contra a Itália, e Goycochea não estava tão desesperado pelo banheiro. No entanto, se você pensou que ele iria se controlar e evitar repetir o mesmo ato, você se enganou. Goycochea se certificou de fazer exatamente a mesma coisa antes dos pênaltis começarem.

Goycochea durante copa do mundo de 1990.
Goycochea durante copa do mundo de 1990.

E, como acontece, esse ritual serviria bem a ele mais uma vez. A Argentina conseguiu vencer a Itália por 4 a 3 nos pênaltis e mais uma vez, Goycochea foi o herói da equipe. Ao ajudar a Argentina a chegar às finais da Copa do Mundo dessa maneira, ele os levou com sucesso nas disputas de pênaltis consecutivas. Como você também pode imaginar, seus companheiros de equipe e torcedores argentinos não se importam com o ritual de fazer xixi em campo naquele momento. Por mais nojento que pudesse ser, já que Goycochea estava afirmando que esse era o “tempero secreto”, todos eles fecharam os olhos e o deixaram fazer.

Mas como a história continua, na segunda vez ele realmente não precisava ir. Ele simplesmente pensou que, já que fez isso nas quartas de final e eles passaram, ele repetiria o ritual.

Como ele realmente fez xixi em campo

Quando você lê que Goycochea estava urinando no campo, vários tipos de imagens devem passar pela sua cabeça, o que é compreensível. Você pode ter pensado que ele ficou lá parado e se aliviou no meio do estádio, mas esse não foi o caso. Goycochea realmente fez com que o time o cercasse enquanto ele se ajoelhava ao lado das traves do gol, e então ele fez pela parte de baixo dos seus shorts. Isso ajudou a evitar o mito comum de que ele simplesmente urinou nos shorts.

Então, novamente, todos nós sabemos como os rumores podem ser exagerados, e isso dá origem a mitos que são mais extremos do que a própria verdade. Portanto, o fato de ele ir em frente e fazer xixi no campo antes dos pênaltis de 1990 faz deste um dos rituais mais estranhos que já vimos. Goycochea também nunca tentou negar os rituais, ele apenas fazia. Então de certa forma, é preciso respeitar a honestidade dele diante desses acontecimentos.

Juliano Garcia Juliano Garcia

Apaixonado por esporte, sou um dos criadores do Minha Torcida.

[blocksy_breadcrumbs]