Histórias da Copa do Mundo: Pickles, cachorro herói que reencontrou o trófeu perdido (1966)

O ano era 1966, e esta seria a primeira vez na história que a Inglaterra sediaria a Copa do Mundo. Em relação às datas do evento, estava programado para começar no dia 11 de Julho e terminaria no dia 30 do mesmo mês. Então, com a Inglaterra sediando a Copa naquele verão, o troféu teve que ser transferido para lá, para garantir que ele estivesse lá para entregar aos vencedores quando a competição chegasse ao fim. No entanto, este foi apenas o início dessa famosa história.

Faltando poucos meses para a Copa do Mundo de 1966, o troféu foi roubado. Então, como se pode imaginar, a mídia, os organizadores do evento e outros grupos envolvidos foram à loucura. Esta foi a única vez na história que o troféu Jules Rimet desapareceu, e sim o principal personagem que ajudou a encontrar o troféu, foi de fato um cachorro. Os detalhes de como isso aconteceu junto com localização do troféu da Copa, serão detalhados ao longo do texto.

E quando você finalmente chegar ao final da leitura, você provavelmente terá uma nova raça de cães favorita, a raça Collie.

O lugar em que o troféu da Copa de 1966 foi guardado

Foto de 18.03.1966 O trófeu Jules Rimet é levado para o National Stamp Exhibition (Stampex) no Central Hall.
Foto de 18.03.1966 O trófeu Jules Rimet é levado para o National Stamp Exhibition (Stampex) no Central Hall.

Claro que para o troféu ser roubado, antes de mais nada ele teria que estar guardado em algum lugar. Então, vamos começar essa história de onde o troféu foi armazenado, pois foi aí que as coisas começaram a dar errado. O troféu da Copa do Mundo havia sido transferido antecipadamente para a Inglaterra. Porém, em vez de manter o troféu trancado com segurança, ele foi colocado em exposição em Westminster – no Hall Central mais precisamente. Isso fazia parte de uma exposição ‘Esporte com Selos’ que estava ocorrendo neste local na época.

O troféu foi mantido dentro de um armário de vidro seguro. E diante da importância do troféu, uma equipe de segurança 24 horas foi organizada para vigiar a taça. Mas foi aqui que os problemas começaram – todos sabiam onde o troféu estava. Logo, você provavelmente não pensou que alguém iria querer roubar o troféu. Isso até que um homem chamado Edward Betchley decidiu que gostaria de colocar as mãos no troféu.

No entanto, ele teria que passar pela equipe de segurança que estava vigiando 24 horas por dias, 7 dias por semana. Roubar um troféu da Copa do Mundo de um armário de vidro e depois sair novamente sem ser visto, não parecia ser uma tarefa fácil, mas Betchley pensou que poderia fazer exatamente isso.

Como o troféu da Copa do Mundo foi roubado

No dia 20 de março de 1966, Betchley driblou a equipe de segurança 24 horas em Westminster e conseguiu roubar o troféu da Copa. O engraçado disso é que Betchley ignorou um monte de selos raros que também estavam na mesma exposição, e que supostamente tinham valores de cerca de 15 milhões de reais. Dizemos que é engraçado porque as pessoas geralmente diziam que o troféu da Copa do Mundo não tinha nenhum valor real na época, não do ponto de vista financeiro. Muitos tendem a fazer piadas sobre como Betchley tinha o alvo errado, pois ele poderia ter conseguido muito mais dinheiro roubando os selos raros.

De qualquer forma, o fato é que ele roubou o troféu naquele domingo. E aparentemente ele fez isso enquanto os guardas faziam uma pausa rápida. Além disso, dizem que ele simplesmente entrou por uma porta de saída de emergência para roubar. Mas qual era o real propósito de Betchley em roubar o troféu? Afinal, ele não iria apenas guardar no armário da sua casa.

No dia seguinte, o presidente da FA e do Chelsea F.C. recebeu uma ligação estranha. Um homem que se identificou como ‘Jackson’ disse que o estádio do Chelsea receberia uma entrega de um pacote contendo a parte removível do troféu. E um pacote de fato foi entregue contendo isso, juntamente com um pedido de aproximadamente 75.000 reais em troca. Mas Betchley nunca recebeu esse dinheiro e foi preso pela polícia depois de marcar um encontro pessoalmente.

Porém, havia um problema – ninguém sabia onde estava a outra parte do troféu, e a Copa estava pra começar em apenas alguns meses. E é aí que ‘Pickles, o cachorro’ entra nessa história.

Pickles, o cachorro – encontrando o troféu

Histórias da Copa do Mundo: Pickles, cachorro herói que reencontrou o trófeu perdido (1966)

David Corbett e seu cachorrinho Pickles. Pickles foi o herói da copa de 1966.

Com o homem responsável pelo roubo do troféu e a sua tentativa falha de conseguir o dinheiro em troca, ainda faltava a outra parte da peça. E essa peça que faltava era o próprio troféu – que provavelmente todos vão concordar que é a parte mais importante. Então isso reuniu um grande esforço de busca pelo troféu, e Betchley certamente não parecia interessado em dar detalhes sobre a localização. Por outro lado, o seu plano de roubar o troféu e lucrar com o resgate não saiu nem um pouco como o planejado. Sendo assim, já dá pra entender a falta de vontade de colocar a peça que faltava de volta na mão das pessoas que não atenderam a sua proposta.

Outra parte importante dessa história é que Betchley que não fez isso tudo sozinho e que outros estavam envolvidos nisso. Por causa disso, é amplamente aceito que Betchley e seus cúmplices simplesmente descartaram a outra parte do troféu ao roubá-lo. Portanto, há muitas chances de ele nem se lembrar de onde foi despejado. De qualquer forma, a busca levou sete dias. E surpreendentemente, não foi Scotland Yard quem encontrou o troféu, foi um cachorrinho chamado Pickles.

Pickles era o cachorro de estimação de um homem chamado David Corbett, e a localização do troféu foi descoberta simplesmente por acaso. Corbett estava prestes a dar um passeio com o seu cachorro ate uma cabine telefônica perto de sua casa no Sul de Londres, em um domingo, 27 de março, quando Pickles começou a ficar curioso. Como Corbett disse à mídia, Pickles continuou farejando a roda dianteira de um dos carros do vizinho. E quando Corbett olhou para ver o que tinha deixado seu cachorro curioso, ele não tinha ideia do que estava prestes a se deparar com o troféu da Copa do Mundo!

As consequências desta descoberta feita por Pickles e Corbett

Qualquer um poderia supor que, ao encontrar o troféu da Copa do Mundo, a pessoa que encontrou se tornaria um herói instantaneamente. Mas as coisas não foram bem assim. Claro, hoje em dia a história está ligada a Pickles, o cachorro de quatro anos que resolveu uma grande investigação criminal.

No entanto, existem algumas partes mais interessantes desta história que gostaríamos de compartilhar com você para garantir que você não perca nenhum detalhe.

Inicialmente – Corbett tornou-se um suspeito em vez de um herói

Como diz a história, quando Corbett encontrou o troféu da Copa, ele foi até a delegacia da polícia local para entregá-lo, como a maioria dos cidadão éticos faria. Mas quando ele mostrou aos policiais da delegacia, eles não acreditaram que era real no primeiro momento. Especialistas foram chamados para examinar o troféu e só assim foi confirmado que era legítimo. E é nessa parte que fica interessante. Em vez de ser declarado como um herói, Corbett foi interrogado sobre seu envolvimento com o roubo da taça da Copa do Mundo.

Claro, ele não teve nenhum envolvimento com o roubo, então ele respondeu calmamente às perguntas e a polícia o levou de volta para a sua casa depois de cerca de uma hora. Corbett foi recebido com uma multidão de repórteres do lado de fora de sua casa, e foi aí que a lenda realmente nasceu.

Pickles recebeu uma medalha

Tecnicamente foi Pickles, o cachorro que começou a farejar e encontrar o troféu debaixo daquele carro no sul de Londres, o mérito foi dele, Afinal – a história fica ainda mais convincente ao afirmar que o troféu roubado foi encontrado por um collie de quatro anos. Ele fez o que nem a Polícia de Londres foi capaz de fazer, Pickles garantiu que o troféu da Copa fosse devolvido com segurança às autoridades. Pickles foi premiado com uma medalha conhecida como ‘Medalha de Prata da Liga Nacional de Defesa Canina’ por ter encontrado o troféu.

Corbett recebeu o equivalente a 10.000 reais e um convite para o banquete vencedor da Inglaterra 

Histórias da Copa do Mundo: Pickles, cachorro herói que reencontrou o trófeu perdido (1966)

Capitão da Inglaterra Bobby Moore apresenta o troféu após ganhar de 4-2 contra a Alemanha do Oeste

Quando a poeira baixou e a história foi divulgada, Corbett recebeu uma recompensa em dinheiro. Ele recebeu cerca de 5.000 euros, que foram pagos por empresas de seguros e patrocinadores da Copa do Mundo, o que equivale a cerca de 10.000 reais. Corbett conseguiu comprar uma casa com esse dinheiro, e as recompensas não pararam por aí. Como a Inglaterra ganhou a Copa naquele ano, Corbett foi convidado para o banquete pós-copa. Ele conheceu todos os jogadores e desfrutou de uma refeição com alguns de seus ídolos.

Então, como você pôde ver, a história teve um final satisfatório, e Pickles será sempre considerado um herói.

Juliano Garcia Juliano Garcia

Apaixonado por esporte, sou um dos criadores do Minha Torcida.

[blocksy_breadcrumbs]