Criado em 2018, o Fifa Fan Awards tem como objetivo premiar as muitas histórias emocionantes que acontecem dentro e fora dos gramados pelo mundo. Desde que a premiação foi realizada, o Brasil já conquistou em duas oportunidades a premiação. Logo em 2019, a história de uma mãe que levava seu filho cego para as partidas do Palmeiras e narra os jogos para o jovem, foi premiada como um dos melhores momentos daquele ano envolvendo um torcedor e seu clube do coração. Por conta da idade de Nickollas Grecco, quem recebeu a premiação foi a sua mãe, Sílvia Grecco. No ano seguinte, o Brasil voltou a aparecer com mais uma linda história.
Marivaldo da Silva, pernambucano de 51 anos, conquistou a premiação em 2020. O torcedor é morador da cidade de Pombos, cerca de 64km de Recife, local onde joga o Sport, seu time do coração. Por conta da distância, Marivaldo precisa ir caminhando até a cidade, levando cerca de 12 horas para chegar a Ilha do Retiro, estádio do time. Entretanto outras boas histórias foram contadas nos campos brasileiros, mas não foram premiados pela FIFA.
Conteúdo
5 histórias que poderiam ter ganhado o Fifa Fan Awards
Gabrieli “Piratinha” Medeiros
Anunciado em 2013 como novo reforço da equipe, Barcos acabou ganhando a admiração da torcida Tricolor, e principalmente de uma torcedora em especial. Na época Gabrielli estava travando uma batalha intensa contra um câncer e admirava muito o atacante do seu time do coração. Ao viralizar nas redes sociais, imitando a comemoração de Barcos, a pequena torcedora acabou ganhando o coração dos gremistas, em especial, do então atleta do Grêmio. Barcos conheceu Gabrieli, apelidada carinhosamente de “Piratinha”, e em determinados momentos chegou a prestar homenagens a torcedora. Hoje com 13 anos, Gabrielli está recuperada e não deixa de aproveitar os jogos do seu time do coração.
Barcos reencontra a Piratinha Gabrieli aqui na zona mista da Arena pic.twitter.com/fnap1naBsY
— Tricolor GZH (@tricolorgzh) November 19, 2015
Jairton “Eterno Coxa-Branca” Rocha
Morador de Guaratuba, no Paraná, “seu Jairton” é torcedor símbolo do Coritiba. Mesmo com um problema que impossibilitou ele de andar, o torcedor não deixou de acompanhar o seu clube do coração. Graças ao apoio de Solange, sua esposa, ele vai até os jogos do time em uma maca improvisada e é uma das figuras mais queridas pelos torcedores. Neste Brasileirão, em um confronto diante do Grêmio, em Porto Alegre, ele foi convidado a conhecer o estádio do clube gaúcho e assistiu a partida em um lugar reservado. Uma história que merece e muito um Fifa Fan Awards.
RIVAIS? SIM! INIMIGOS? JAMAIS! 😎 O Athletico convidou Jairton da Rocha, torcedor do Coritiba que acompanha os jogos deitado em uma maca, para assistir ao Athletiba dentro da Arena da Baixada! Muito FOD@, hein?
🚨 DIA DE CLÁSSICO! Você acompanha Athletico x Coritiba na @tntbr,… pic.twitter.com/SnNqGdgT8j
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) May 14, 2023
João Pedro da Costa
Visto como uma superação pelo elenco do Fortaleza, João Pedro da Costa nasceu com mielomeningocele, uma doença consiste a uma má formação da coluna vertebral, impossibilitando ele de andar e precisando ficar em uma cadeira de rodas. Antes de um clássico diante do Ceará, ele conheceu e emocionou o elenco e já foi homenageado pelo clube e torcedores. Infelizmente, devido a uma complicação por conta de uma pneumonia, ele acabou falecendo em 2020. Fifa Fan Awards para o torcedor seria uma forma de prestar uma homenagem a sua história.
Baita homenagem! Os jogadores do Fortaleza entraram em campo empurrando uma cadeira de rodas para homenagear o torcedor-símbolo, João Pedro, que faleceu essa semana. O menino nasceu com uma má formação na coluna e não resistiu a uma pneumonia.
Crédito: Twitter / Fortaleza pic.twitter.com/iAi4XmQEM2— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) July 18, 2020
Guilherme Gandra
Torcedor fanático do Vasco, o torcedor passa por um momento complicado na sua vida. Com epidermólise bolhosa, uma doença rara que provoca bolhas durante a pele, Guilherme já precisou ficar internado no hospital e ficou 16 dias em coma. Ele chegou a receber a visita de jogadores do clube enquanto estava no hospital e foi assistir a uma partida da sua equipe do coração. É um dos casos mais emocionantes relatados nos últimos meses e poderia receber um Fifa Fan Awards.
📌Guilherme Gandra Moura, Gui, tiene 8 años
📌Es hincha de Vasco 🇧🇷
📌Sufre de epidermólisis ampollosa
📌Estuvo en coma por 16 días
📌Fue visitado por Gabriel Pec, jugador del club, en el hospital
📌Le dieron el alta
📌Hoy fue recibido por el plantel— VarskySports (@VarskySports) June 30, 2023
Teodoro
Torcedor do Palmeiras, assim como Nickollas, Teodoro teve que aos quatro anos passar por uma dura batalha. Com leucemia Tipo B, ele visitou os jogador do clube alviverde durante um momento de pausa no seu tratamento, estava com a imunidade baixa e, como forma de conseguir melhorar, acabou recebendo o carinho dos atletas da equipe. O contato mudou a vida do pequeno torcedor, que teve melhora significativa e retomou seu tratamento. Uma história e tanto para o Fifa Fan Awards.
Em tratamento contra leucemia de tipo b, Teodoro, de 4 anos, realizou seu sonho de assistir o jogo do Palmeiras e evolui no tratamento.
O pequeno Teodoro, tinha somente dois sonhos: andar de ônibus e ver um jogo do Alviverde no Allianz.
Além de conseguir realizar os dois… pic.twitter.com/DeN3URxjy6
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) June 14, 2023