Holanda será palco da final da Liga das Nações

A UEFA definiu lugar e data para a fase final da Liga das Nações. As seleções da Croácia, Itália, Espanha e Holanda estão na semifinal da competição para a busca da taça.

A decisão para saber os finalistas será nos dias 14 e 15 de junho de 2023. Do mesmo modo, no dia 18 de junho acontece a grande final e o duelo para definir o terceiro lugar. No entanto, o sorteio para a definição dos confrontos das semifinais será apenas em janeiro de 2023, em Nyon, na Suíça.

Nesse sentido, a Federação Holandesa de Futebol escolheu Roterdão e Enschede para receber os jogos da fase final da Liga das Nações. O objetivo era dar destaque para outras cidades do país, além da capital Amsterdã.

Campanha das seleções na Liga das Nações

Invicta na competição, com cinco triunfos e um empate, a Holanda apresentou a melhor campanha, eliminando Bélgica, Polônia e País de Gales. O único duelo mais difícil para a equipe neerlandesa foi contra os poloneses, quando perdiam de 2 x 0, mas conseguiram empatar. Nesse sentido, é uma das favoritas a levar o título por apresentar mais consistência, confira:

3 de junho –  Bélgica 1-4 Países Baixos
8 de junho – País de Gales 1-2 Países Baixos
11 de junho – Países Baixos 2-2 Polónia
14 de junho – Países Baixos 3-2 País de Gales
22 de setembro – Polónia 0-2 Países Baixos
25 de setembro – Países Baixos 1-0 Bélgica

Apesar de ser uma das favoritas a ganhar o Mundial no Catar, a Espanha cometeu alguns deslises na Liga das Nações, ao conseguiram apenas o empate diante de Portugal e a Chéquia. No entanto, as outras quatro partidas foram de vitórias, sendo que na última rodada, no confronto direto contra os portuguesesconseguiram a vaga com o gol de Álvaro Morata nos minutos finais.

2 de junho – Espanha 1-1 Portugal
5 de junho – Chéquia 2-2 Espanha
9 de junho – Suíça 0-1 Espanha
12 de junho – Espanha 2-0 Chéquia
24 de setembro – Espanha 1-2 Suíça
27 de setembro – Portugal 0-1 Espanha

Fora da Copa pela segunda vez seguida, a Itália teve três vitórias, dois empates e uma derrota dolorida para a Alemanha por 5 x 2. Desse modo, os italianos têm a missão de mostrar mais do que nas eliminatórias do Mundial, onde perderam para a Macedônia do Norte e desperdiçaram a chance de classificação. Confira a campanha completa da seleção da Esquadra Azul:

4 de junho – Itália 1-1 Alemanha
7 de junho – Itália 2-1 Hungria
11 de junho – Inglaterra 0-0 Itália
14 de junho – Alemanha 5-2 Itália
23 de setembro – Itália 1-0 Inglaterra
26 de setembro – Hungria 0-2 Itália

Já a Croácia não estava entre as favoritas para disputar a fase final, ainda mais que na primeira partida perdeu de 3 a 0 para a Áustria e na sequência empatou com os franceses. Porém, conseguiu vencer as quatro partidas seguintes, até mesmo contra a França, atual campeã mundial, e garantiram a vaga para a semifinal. Dessa forma, confira como foi a caminhada dos croatas na Liga das Nações.

3 de junho – Croácia 0-3 Áustria
6 de junho – Croácia 1-1 França
10 de junho – Dinamarca 0-1 Croácia
13 de junho – França 0-1 Croácia
22 de setembro – Croácia 2-1 Dinamarca
25 de setembro – Áustria 1-3 Croácia

 

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]