Holanda x Argentina fizeram um dos melhores jogos da história da Copa em 1978

Nesta sexta-feira (9), Holanda x Argentina se enfrentam por uma vaga na semifinal da Copa do Mundo 2022. No entanto, a rivalidade no mundial é histórica, com um dos melhores jogos disputado na final de 1978.

As duas seleções se enfrentaram em cinco oportunidades no mundial, com vantagem para os holandeses. Entretanto, um resultado está na memória dos argentinos, com a decisão da Copa do Mundo 1978.

Decisão histórica entre Holanda x Argentina em 1978

A partida desta sexta-feira (9), certamente é uma das mais aguardadas do mundial no Catar. Afinal, são duas grandes seleções, com bom desempenho na competição e candidatas ao título. Contudo, a rivalidade é histórica e na Copa do Mundo 1978, fizeram um dos melhores jogos de todos os tempo.

A edição de 1978 foi sediada na Argentina, com a final marcada para o dia 25 de junho, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Os anfitriões viviam um momento de tensão na ditadura. Por outro lado, os holandeses queriam se recuperar do vice-campeonato de 1974.

O estádio Monumental estava lotado, com os argentinos apoiando a seleção na busca pelo primeiro título do mundial. Enfrentando uma das melhores gerações da Holanda, a Argentina adotou uma marcação intensa, trabalhando as jogadas pelo meio e utilizando a imposição física.

A partida era equilibrada, com as duas seleções criando boas jogadas pelos lados e levando perigo nos cruzamentos. Assim, aos 38′ do 1º tempo, Luque tocou para Kempes na entrada da área, que dominou e finalizou para abrir o placar para a Albiceleste.

Por outro lado, buscando o empate, a Holanda quase igualou o placar antes do intervalo. Após cruzamento na esquerda, Kerkhof desviou de cabeça e Resenbrink finalizou, mas Fillol fez uma grande de defesa.

Posteriormente, aos 36′ do 2º tempo, os holandeses chegaram ao gol de empate. Na característica troca de passes, a Laranja Mecânica chegou até o campo de ataque, Kerkhof cruzou pela direita e Nanninga completou de cabeça. Além disso, aos 45′, Rob Rensenbrink ganhou a dividida do zagueiro argentino e finalizou na saída do goleiro, acertando a trave.

Prorrogação e conquista da Argentina

O clima no Monumental de Nuñez era de tensão, principalmente entre os argentinos. Na prorrogação, a partida continuou muito intensa e brigada, com as duas seleções buscando a vitória, mas evitando as jogadas adversárias.

Até que, aos 15′ do 1º tempo da prorrogação, a estrela de Mario Kempes brilhou novamente. Em ótima jogada pela esquerda, o atacante passou pela marcação, ganhou a dividida com o goleiro e completou para o fundo do gol, deixando a Argentina na liderança do placar.

O alívio e a comemoração da Albiceleste veio aos 10′ do 2º tempo da prorrogação. Em uma jogada que representa muito como foi a partida, no bate e rebata, a bola sobrou para Bertoni finalizar no canto esquerdo e fechar o placar em 3 x 1.

Jornal holandês relembra decisão

Holanda é uma das grandes seleções do mundo, revelando jogadores históricos e com incríveis gerações que encantaram o futebol. Contudo, não conseguiram levantar o troféu da Copa do Mundo, perdendo a final de 1974, 1978 e 2010.

Nos preparativos para o confronto desta sexta-feira (9) o jornal holandês De Telegraaf, relembrou a decisão de 78 em Buenos Aires. “A final perdida da Copa do Mundo de 1978, foi de longe o mais falado e sempre será mencionado no mesmo fôlego de Rob Rensenbrink e daquela maldita trave”, publicou o jornal em referência ao último lance do tempo regulamentar, podendo sacramentar a virada da Holanda e o título.

Agora, as duas seleções se reencontram em outra decisão, na busca pela vaga na semifinal da Copa do Mundo 2022 e seguir na disputa pelo título. Aliás, em 2014, se enfrentaram na semifinal, ficando no empate em 0 x 0 e a Argentina venceu por 4 x 2 nos pênaltis.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]