Nesta quinta-feira (2), um dos maiores clássicos do futebol mundial acontece nos gramados espanhóis: Real Madrid x Barcelona medem forças no primeiro jogo da semifinal da Copa do Rei da Espanha. Dito isso, relembramos que um ídolo histórico do Bahia também marcou época em sua passagem pelo futebol da Europa. Estamos falando de Evaristo de Macedo, ex-jogador e ex-treinador, que atuou no futebol espanhol nas décadas de 1950 e 1960.
Ídolo do Bahia, Evaristo já jogou por Barcelona e Real Madrid
Como ídolo do Bahia, Evaristo de Macedo é uma figura inquestionável. Treinador do Bahia em vários momentos diferentes da história do Tricolor de Aço, Evaristo conquistou oito títulos comandando o elenco do Esquadrão: foi campeão baiano em 1970, 1971, 1973, 1988, 1998 e 2001; campeão do Nordeste em 2001 e campeão brasileiro em 1988.
Além da estima do torcedor do Bahia, Evaristo de Macedo era querido em outros clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Bangu, Bahia, Grêmio, Corinthians, Santa Cruz, Vitória, Athletico Paranaense e Cruzeiro já desfrutaram de suas habilidades como técnico e/ou jogador.
Fora do Brasil, Evaristo conseguiu tornar-se ídolo das maiores torcidas do futebol espanhol: vestiu o manto do Barcelona entre 1957 e 1962, e depois atuou pela equipe do Real Madrid entre 1962 e 1965. Pelos Culés conquistou títulos importantes; como o Campeonato Espanhol de 1958 e 1960, e as Copas da UEFA em 1958 e 1960. Já pelo clube Merengue, Evaristo conquistou o tricampeonato espanhol entre 1963 e 1965.
Aliás, os gols marcados nas passagens de Evaristo de Macedo pelos clubes espanhóis marca a história do futebol no país: ele foi o maior artilheiro brasileiro no Barcelona durante 60 anos, sendo ultrapassado por Rivaldo apenas em 2002. Pelo Real Madrid, Evaristo ainda hoje é o maior carrasco brasileiro contra o Barcelona.
Dito isso, um desses clássicos entre Real Madrid x Barcelona ficou marcado nas lembranças do brasileiro: quando jogava pelo Barça, fez um hat-trick nos Merengues na final da Copa da UEFA em 1960. Saiba um pouco mais sobre este jogo especial para o próprio Evaristo de Macedo.
Evaristo de Macedo marcou hat-trick pelo Barcelona em 1960
Outro ídolo brasileiro, Roberto Dinamite disse, certa vez, de que a torcida brasileira “não tinha ideia de como Evaristo de Macedo era idolatrado na Espanha”. A afirmação é verídica: o craque do século passado marcou época e fez história no futebol espanhol.
Na Copa da UEFA de 1960/61, a decisão do título continental ficou entre as duas equipes espanholas. Nessa época, Evaristo de Macedo defendia as cores do Barcelona, e entrou em campo disposto a fazer história. Assim, abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos 22 minutos de jogo.
Na etapa complementar, Evaristo ampliou o placar para 2 x 0 aos 23 minutos; e se consagrou no hat-trick dois minutos depois, aos 25 do segundo tempo. Quem marcou o 4 x 0 a favor do Barcelona foi o espanhol Tejada, dando números finais ao placar do clássico.
Em entrevista concedida ao jornal o Globo em 2015, Evaristo de Macedo falou com carinho deste episódio. Na oportunidade, contou com o colega Tejada ao seu lado, enquanto comentava suas lembranças:
“Foi sensacional. Meu primeiro jogo contra o Real Madrid, eram os atuais campeões europeus e tive a felicidade de marcar três gols (…) É uma lembrança inesquecível. Golear o Madrid por 4 a 0 não é algo que acontece sempre e vencer aquele timaço que eles tinham ficou para a história”
A rivalidade entre Real Madrid x Barcelona será testada novamente nesta quinta-feira (2), no primeiro jogo da semifinal da Copa do Rei da Espanha. Por fim, o confronto acontece no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid; com início marcado para as 17h (horário de Brasília).
Foto destaque: Reprodução / Internet