Inauguração do maior estádio Sul-Americano sob investigação

No último domingo (12), o River Plate inaugurou o maior estádio da América do Sul, o novo Monumental de Núñez, e para o evento, programou um jogo especial contra os Argentinos Juniors. Assim como esperado, os donos da casa fizeram valer a festa e venceram pelo placar de 2 x 1.

Entretanto, a reinauguração da praça esportiva acabou virou caso de polícia, isso porque o Ministério Público da Argentina abriu investigação sobre uma possível superlotação, mesmo com a ampliação feita.

O setor responsável por eventos de grande porte em entrevista à emissora de TV, TyC Sports, revelou que “Diversas ações foram realizadas por omissão de cobrança, visivelmente devido ao excesso de público nas arquibancadas”.

Diante disso, o órgão designado vai analisar as câmeras do sistema de segurança do estádio com o intuito de tentar confirmar se havia um número maior de torcedores que o permitido.

Como se não bastasse a suspeita de ter extrapolado o número máximo de público permitido na reinauguração, a imprensa argentina ainda relata que um torcedor está internado em estado grave, após cair e bater duramente a cabeça. O fato teria acontecido, quando aparentemente o homem tentou ir de um setor para o outro pelo lado de fora, utilizando as grades, conforme mostrado na imagem abaixo.

Inauguração do maior estádio Sul-Americano sob investigação
Foto: Reprodução/TyC Sports

River Plate e o maior estádio da América do Sul

O projeto de reformulação do Monumental de Núñez foi executado durante dois anos e as obras não ficaram restritas apenas no quesito ampliação, mas teve também o objetivo de modernizar a praça esportiva. O primeiro passo foi a instalação de um novo gramado, composto de 5% de fibras sintéticas, tendo em sua maioria grama natural com sensor de temperatura, além da renovação do sistema de drenagem.

Por fim, a pista de atletismo presente no antigo estádio foi retirada e no lugar, foram construídas três novas arquibancadas, passando a capacidade total de 72 mil para 83.196, bem como, a implantação de 30 novos camarotes. Mas não para por aí, foram dispostos novos assentos, todos retráteis e com um sistema anti-vandalismo.

No top cinco dos maiores estádios da América do Sul, o Brasil marca presença em três posições e o Maracanã fica apenas com a medalha de prata, visto que no segundo lugar fica o Monumental de la U, no Peru.

Cinco maiores estádios sul-americanos:

  1. Monumental de Núñez (Argentina) – 83.196
  2. Monumental de la U (Peru) – 80.093
  3. Maracanã (Rio de Janeiro-BR) – 78.838
  4. Mané Garrincha (Brasília-BR) – 72.788
  5. Morumbi (São Paulo-BR) – 72.039

Tity Marx Tity Marx

Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.

[blocksy_breadcrumbs]