Neste sábado (1º), um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro demitiu seu comando técnico. Assim, o treinador Enderson Moreira recebeu a notícia de seu desligamento do quadro de profissionais do Esporte Clube Bahia.
A demissão do técnico tricolor aconteceu na tarde deste primeiro dia de outubro, após a derrota para a Chapecoense por 3 x 1 na noite anterior, no gramado da Arena Condá, pela 32ª rodada do Brasileirão Série B.
Aliás, o revés sofrido em Santa Catarina foi decisivo para encerrar a passagem do técnico pelo comando do Esquadrão. Com o resultado negativo diante da Chape, o Bahia chegou a um jejum de quatro partidas sem triunfar; o que é péssimo nesta reta final de Série B.
Conteúdo
O retrospecto de Enderson Moreira no Bahia
Para início de conversa a chegada de Enderson Moreira no comando do Esquadrão foi vista com bom olhos, tendo em vista que o treinador havia conquistado o título brasileiro da Série B de 2022 no comando do Botafogo.
Assim, o treinador iniciou sua segunda passagem pelo comando técnico do Bahia no dia 27 de junho. Dito isso, o técnico dirigiu o Esquadrão em 19 jogos; somando 7 triunfos, 6 empates e 6 derrotas; além de marcar 22 gols e sofrer outros 18 tentos.
Ou seja, comandante do Esquadrão deixa a direção técnica do time com o percentual de aproveitamento em torno de 47%. Apesar do jejum nas últimas rodadas, o Bahia se sustenta no G4 da Série B, defendendo sua vaga no retorno para a elite do futebol brasileiro.
Confira o Comunicado do Bahia:
“O Esporte Clube Bahia comunica que Enderson Moreira não é mais o treinador do Esquadrão.” (…) “A diretoria agradece os serviços prestados e deseja boa sorte no seguimento de suas carreiras. Neste momento a delegação azul, vermelha e branca está em Campinas-SP, onde chegou no início da tarde, proveniente de Chapecó-SC. Ainda hoje haverá treino físico na cidade, iniciando a preparação para a partida de terça (4), contra o Novorizontino, no interior paulista, pela 33ª rodada do campeonato.”
Eduardo Barroca é o novo técnico do Bahia
Quem chega para assumir o Esquadrão é Eduardo Barroca, contratado para dirigir o elenco do Bahia nas últimas partidas que restam nesta Série B. Assim, o novo treinador foi contratado ainda no domingo (2), e já assumiu o comando dos treinos do Tricolor.
Dito isso, Barroca, que estava no Avaí, foi demitido em setembro e deixou o Leão no Z4 da Série A. No comando do clube catarinense, Barroca alcançou apenas 33% de aproveitamento na disputa desta temporada, na primeira divisão do Brasileirão.
Com a missão de manter o Bahia no G4 e garantir o retorno do Tricolor para a elite do futebol nacional, o novo técnico já comanda o elenco do Esquadrão no próximo compromisso do Bahia, na agenda da 33ª rodada do Brasileirão Série B.
✍? Dez anos depois, Eduardo Barroca está de volta ao Esquadrão. Técnico do acesso do Atlético-GO em 2019, o profissional que iniciou a carreira de treinador no Bahia já comandará o time nesta terça em SP. Leia tudo no #SócioDigital ➡️ https://t.co/8LMIMHc2B5 #BBMP pic.twitter.com/Y7ncpVT54v
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) October 2, 2022
E o Bahia, como vai na Série B?
Além da agenda corporativa entre o Grupo City na compra do Bahia, o Esquadrão segue com seus compromissos nesta reta final de Série B. Desta forma, o Bahia visita o Novorizontino no Estádio Jorge de Biasi na próxima terça-feira (4), às 21h30 (horário de Brasília).
Foto destaque: Reprodução / Freepik