Um assunto tem dividido o futebol do Rio de Janeiro nos últimos anos: o Maracanã. O estádio tem sido alvo de polêmica entre as torcidas do Flamengo, do Fluminense e do Vasco.
Após o Vasco mandar seu último jogo do Brasileirão no local, a administração do estádio anunciou a interdição do Maracanã a partir do próximo sábado (26), o que dividiu opiniões na web.
A princípio, o Complexo Maracanã alegou que a medida é para garantir a recuperação plena do gramado. Contudo, nesta quarta-feira (23), um jornalista revelou o verdadeiro motivo por trás da decisão controversa.
A real justificativa para a interdição do Maracanã
Tudo começou na última semana, quando o estádio foi alvo de um imbróglio judicial. O Vasco queria usar o Maraca para a partida contra o Atlético-MG, no último domingo (20), aproveitando a chegada de Dimitri Payet.
Só que a dupla Fla-Flu, que administra o estádio, tentou impedir que o rival mandasse o jogo no Maracanã. Mesmo assim, a Justiça derrubou a liminar e garantiu o direito do Gigante da Colina.
Entretanto, o gramado do Maraca apresentou péssimas condições. Vale ressaltar que, menos de 24h horas, o Fluminense tinha usado o estádio para enfrentar o América-MG, também pela Série A.
Com isso em mente, um comunicado adiantou a interdição do Maracanã após as partidas entre Fluminense x Olimpia, na quinta-feira (24), pela Libertadores, e Flamengo x Internacional, no sábado (26), pelo Brasileiro.
Sob a premissa de tentar recuperar o gramado do estádio, o Complexo Maracanã fará uma avaliação que determinará o planejamento e a previsão da volta dos jogos no local, algo indeterminado no momento.
O jornalista Venê Casagrande apurou uma informação de bastidores que atribui a interdição do Maracanã a outro motivo. A revelação foi feita no programa SBT Sports:
Segundo o jornalista Venê Casagrande, o motivo pela interdição por “prazo indeterminado” do Maracanã:
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) August 23, 2023
"É evitar que o Vasco mande o seu jogo contra o Fluminense no estádio no dia 16/09, véspera da final da Copa do Brasil."
📽️: SBT SPORTS RIOpic.twitter.com/cRBuB3nwxW
“(A interdição do Maracanã) faz com que o Vasco não entre na Justiça para tentar jogar contra o Fluminense no dia 16 de setembro, véspera da final da Copa do Brasil”.
Ainda de acordo com Venê, a reabertura do estádio está condicionada ao sorteio dos mandos de campo da final da Copa do Brasil. Caso a partida de ida seja no Maracanã, a ideia é que o Flamengo utilize o local no dia 17 de setembro.
Como adiantado pelo repórter, o Gigante da Colina enfrenta o Fluminense no dia 16 de setembro, pela 23ª rodada da Série A. Ou seja, a interdição do Maracanã por tempo indeterminado serviria para impedir o Vasco de tentar mandar o clássico no estádio às vésperas da decisão da Copa do Brasil.
Em 2023, 55 partidas foram disputas no Maraca. A administradora do estádio alega que, além do alto volume de jogos, os fatores climáticos têm prejudicado a qualidade do gramado.