O ano começou com novidades e esperança de uma nova era para os torcedores e seleção da Itália. Em março de 2022, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) já havia anunciado a saída da PUMA do uniforme da Azzurra. Agora, quem chega para se tornar a nova fornecedora de material esportivo de todas as seleções do país é a adidas.
Dessa maneira, a empresa adidas também fica responsável por cuidar dos materiais das seleções da Alemanha, Espanha, Argentina, Bélgica e Itália.
“Estamos incrivelmente orgulhosos de anunciar esta parceria de longo prazo com a Federação Italiana de Futebol. Estamos entusiasmados que uma das seleções nacionais de maior sucesso se junte ao nosso portfólio de federações internacionais, ao lado de outros gigantes como a DFB (Alemanha), a RFEF (Espanha), a AFA (Argentina) e a RBFA (Bélgica) e esperamos alcançar grandes objetivos juntos”, comunicou o CEO da adidas, Kasper Rørsted.
Além do futebol de campo, a adidas também fornecerá materiais para o futebol de praia e o eSports da Itália.
Durante a parceria com a PUMA, que esteve com a Itália desde 2003, a seleção Azzurra conquistou a Copa do Mundo da Alemanha em 2006.
O presidente da Seleção Italiana, Gabriele Gravina disse que a nova parceria é motivo de orgulho e representa um passo fundamental para o crescimento da FIGC:
“O anúncio da parceria com a adidas é motivo de orgulho para a FIGC. Esta colaboração representa um passo fundamental no caminho de crescimento de nosso apelo comercial e fortalece o processo de desenvolvimento de nossa marca na Itália e no exterior”, falou o presidente da FIGC, Gabriele Gravina.
Um novo escudo para a Seleção Italiana
A outra novidade é o novo escudo da Seleção Italiana, anunciado nesta segunda-feira (2), pela Federação de futebol do país. Após as mudanças, a seleção espera que o ano de 2023 seja marcado por uma boa fase, já que a equipe não participou das duas últimas Copas do Mundo.
Criado pela agência Independent Idea, o novo emblema possui contornos em azul sobre o tricolor da bandeira da Itália, e os detalhes que eram dourados, deram lugar ao branco. Além disso, as quatro estrelas que representam os títulos mundiais e ficam em cima do escudo, agora também são brancas.
O emblema foi apresentado através de um vídeo divulgado pela Federação Italiana e traz a música “Azzuri”, interpretada pela cantora Susanna Rigacci. Além disso, o slogan “criado através das emoções” que acompanha o escudo, resgata os sonhos dos italianos e a esperança por novas conquistas.
Durante este ano, a Seleção Italiana de Futebol possui um novo desafio, a equipe deve se preparar para a Euro 2024 que acontece em março e também para as semifinais da Nations League do mês de junho.
Il nuovo scudetto delle Nazionali Italiane di Calcio 🇮🇹
𝐶𝑟𝑒𝑎𝑡𝑜 𝑑𝑎𝑙𝑙𝑒 𝑒𝑚𝑜𝑧𝑖𝑜𝑛𝑖La notizia 👉🏻 https://t.co/zZOoPg8vv3#Nazionale #Azzurri #VivoAzzurro pic.twitter.com/O8htJYw4Kj
— Nazionale Italiana ⭐️⭐️⭐️⭐️ (@Azzurri) January 2, 2023