Está fechando! Sim, a Janela de Transferências para o futebol brasileiro está se fechando nesta terça-feira – 12 de abril. Lembrando que esta é a primeira vez que a FIFA estabeleceu um período de registros para transferências nacionais.
Desta forma, todos os clubes das Séries A e B terão até as 23h59 para anunciarem e registrar reforços para este primeiro semestre do futebol brasileiro.
A nova regra implementada pela FIFA, a janela de transferências nacional, impõem limites nas movimentações das equipes no mercado e algumas raras exceções.
Mas como funciona esta janela?
De acordo com a regra da FIFA e da CBF, o primeiro semestre da janela de transferências brasileira passou a valer de 19 de janeiro a 12 de abril – mais conhecido como hoje.
Já a segunda abertura desta irá do dia 18 de junho a 15 de agosto.
Lembrando sempre que a regra vale apenas para os clubes das Séries A e B do futebol brasileiro – masculino, com previsões que seja implementada em outras divisões já a partir da próxima temporada.
Falamos em exceções acima, e quais seriam essas para os clubes das Séries A e B?
Exceções na janela de transferências
- No primeiro caso, se a rescisão do jogador ocorrer em comum acordo com seu antigo clube, ou até mesmo o encerramento do contrato se firmar, antes do término da janela.
- No segundo caso, se estabelece no Artigo 31 da lei nº 9.615/98 – da Lei Pelé (rescisões na justiça por conta de atrasos de pagamento, o que permite a liberação dos atletas que tenho período igual ou superior a três meses em aberto).
- Já no último caso – caso três, a regra se aplica a qualquer outra exceção determinada pela FIFA, dentro do Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de jogadores, como por exemplo, a Guerra da Ucrânia, onde os jogadores que atuam no país atingido pela Rússia estão com seus contratos suspensos até o dia 30 de junho, podendo assim buscar novos clubes para jogarem.