A história do Fortaleza nos últimos anos é digna de filme. Em 2017, o time brigou até o final e conseguiu vencer o Tupi-MG, garantindo assim seu retorno para a Série B após longos sete anos disputando a Série C.
De lá para cá, muitos capítulos estão sendo escritos pelo clube. Primeiro, na sua volta para a Série C, conseguiu fazer uma excelente campanha e retornou para a primeira divisão. Apontado como candidata a ser rebaixada, o time causou muita surpresa e mostrou um excelente futebol. Nos últimos anos foram vagas na Libertadores, excelentes campanhas na Copa Sul-Americana e uma história, em 2023, que promete ainda mais emoção para os torcedores do Fortaleza, e os que adotaram o time por conta dos bons resultados.
Ao bater o Corinthians nas semifinais da Copa Sul-Americana, o clube foi o primeiro time do nordeste, desde 1999, a conseguir chegar em uma final de sul-americana, tendo muitos motivos para conquistar o título tão sonhado. O argentino Vojvoda, que está demonstrando muita qualidade nos últimos anos, é um dos destaques do time e sempre sondado para dirigir outras equipes do Brasileirão. Porém, é em um paredão de 1,84, que está guardada uma outra força da equipe.
Nascido na cidade de pequena cidade de Mariano Moro, no Rio Grande do Sul, João Ricardo iniciou sua trajetória no Concórdia e vestiu a camisa de grandes equipes do futebol brasileiro como América-MG, Paysandu e Chapecoense. Porém, ganhou muito destaque quando era o goleiro titular do Ceará, o principal rival do Fortaleza. Contratado na atual temporada, ele é um dos melhores jogadores do Leão.
o que seria do fortaleza se não existisse o João Ricardo
— bella 🦥 (@bellacrvg_) October 19, 2023
Goleiro do Fortaleza fala sobre o sentimento de chegar na final
Com 34 jogos na temporada, João Ricardo é um dos principais nomes do time no ano. Com uma média de 3.4 defesas por jogo, sendo duas consideradas de alto grau de dificuldade, o goleiro conseguiu uma média de 7.04 no SofaScore, o colocando como um dos melhores arqueiros do Brasil na atualidade. Em entrevista exclusiva ao Minha Torcida, João Ricardo comentou sobre a vitória diante do Corinthians e também sobre o que se pode esperar no jogo diante da LDU, pela grande final da Copa Sul-Americana.
“Conseguimos mostrar uma equipe muito forte diante do Corinthians e nas fases decisivas da Copa Sul-Americana, mas agora é uma final, um outro jogo. Uma equipe que é muito forte, como a LDU e que toma poucos gols. Vai ser um duelo muito duro. Temos que tomar cuidado com o Guerrero, que é um cara muito qualificado e que passou pelo futebol brasileiro. Vamos estudar muito eles, para tentar neutralizar eles e buscar este título”, afirmou João Ricardo.
Em um outro momento, João Ricardo comentou sobre o sentimento que é ter conseguido levar o clube para a final da Copa Sul-Americana e também revelou que ainda não tem completa noção do quanto isto vai ser marcante para a história do time. Além disto, falou sobre o quanto não só os torcedores do Fortaleza, mas de outras equipes se reuniram para torcer pelo clube cearense.
“O sentimento é inexplicável. Estamos muito felizes, muito confiantes. A cidade, torcida e o Brasil todo estão vivenciando esta final. Muita gente está torcendo pela gente. Estamos muito focados. Não conseguimos imaginar ainda o tamanho do feito que conseguimos fazer. Vamos fazer de tudo para voltar para o Brasil com o título da Copa Sul-Americana.
Imaginamos a grandeza deste título, mas não tenho ainda ideia de o quanto isto vai significar para o clube e os torcedores, que ficou sete anos na Série C e que pode ser a primeira equipe do nordeste a ser campeão Sul-Americana. A gente vê o quanto os torcedores estão mobilizados e vamos fazer de tudo para conseguir esta conquista. Sabemos que é díficil, ainda mais por ser um jogo só. Sabemos que não podemos cometer erros”, comentou o goleiro do Fortaleza.
https://twitter.com/joaoribneto/status/1717203151311241280
João Ricardo se rende ao talento de Vojvoda
Contratado em 2021, Vojvoda é um dos principais treinadores do futebol brasileiro. Com excelentes campanhas com o time, o comandante é tido como um talento único e sonho de diversas equipes, porém não pensa em sair tão cedo da equipe. No papo com o Minha Torcida, João Ricardo se rendeu a qualidade do grupo de jogadores e também afirmou que Vojvoda é um dos que merecem esta conquista, além dele ser um paizão para o grupo de jogadores.
“A nossa equipe é muito qualificada e o elenco é muito forte. O Vovjoda, que é um dos comandantes da nossa equipe, é um cara muito esperto, muito inteligente e sabe como explorar as qualidades de cada jogador e o que o jogo pede. Ele é fundamental, um paizão e tenta ser o mais coerente com todos. O Vojvoda merece este título, assim como a equipe, torcedores e tudo que envolve o Fortaleza. Pode ter certeza que ele é um cara especial e vai montar uma estratégia para a gente conseguir este título”, completou o goleiro do Fortaleza.
https://twitter.com/invocadow/status/1717481860794655181