Jogador da Seleção do Irã acusa Inglaterra de tentar atrapalhar preparativos para Copa do Mundo

As seleções se preparam para a estreia na Copa do Mundo 2022, mas a tensão e as polêmicas vem aumentando conforme os dias vão passando. Assim, nesta quinta-feira (17), o jogador da Seleção do IrãAlireza Jahanbakhsh acusou a Inglaterra de atrapalhar os preparativos dos iranianos para a competição.

O jogador e uma das principais referência do Irã, fez a acusação durante a coletiva de imprensa concedida nesta quinta-feira (17). Segundo o atleta, os jornalistas e mídias ingleses vem desviando o foco da delegação com questões além do futebol.

Jogador da Seleção do Irã faz acusações contra a Inglaterra

O Irã vive um momento tenso nos últimos meses, com muitos manifestantes nas ruas e confrontos com as forças de segurança do governo. Desde o mês de setembro de 2022, diversas pessoas tomam as duas do país contra a segregação das mulheres nos refeitórios universitários iranianos.

Além disso, a situação no Irã piorou quando Mahsa Amini foi detida pela polícia da ‘moralidade' por infringir as leis de vestimentas do país e morte três dias após a sua prisão.

Segundo informações da Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos, quase 16 mil pessoas foram detidas durantes as manifestações e cerca de 341 morreram. Alguns torcedores, incluindo o ex-presidente da FIFA, endossam o pedido de exclusão da Seleção do Irã no mundial.

Alguns jogadores da Seleção Iraniana se manifestaram a favor dos manifestantes, principalmente Sardar Azmoun, que publicou uma mensagem contra as ações da autoridades, mesmo que isso pudesse custar a sua vaga no time. De acordo com informações da imprensa local, a Federação Iraniana de Futebol pressionou o técnico Carlos Queiroz para não convocar o jogador.

Na coletiva de imprensa após os treinos, Alireza Jahanbakhsh foi questionado como a questão política do Irã pode afetar o a seleção. Em sua resposta, o jogador disse não estar surpresa pela pergunta e presumiu que o jornalista fosse da mídia inglesa. “Não tenho certe se a Inglaterra não estivesse em nosso grupo, você não teria vindo com essa pergunta em primeiro lugar”, disse o atleta.

Além disso, comenta que as manchetes nos jornais ingleses nas últimas semanas são sobre as manifestações iranianas. “Se você fizer essa pergunta fora do meu dever com a seleção. eu teria respondido à pergunta com uma visão diferente”, afirma ao comentar que o foco da seleção é jogar futebol e que muitos atletas sonham em disputar a competição, sendo uma honra defender a equipe.

Por fim, Alireza Jahanbakhsh completa que os jornalistas podem fazer um jogo mental com os iranianos, com perguntas referentes aos protestos, mas os atletas estão focados para jogar uma das competições mais importantes.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]