O Al-Hilal passou pelo Flamengo, na semifinal do Mundial de Clubes e conseguiu uma histórica classificação para a final do torneio. Campeão da Liga dos Campeões da AFC, o time da Arábia Saudita venceu por 3 x 2 e deixou os cariocas fora da decisão contra Al Ahly ou Real Madrid.
Em 2019, os dois times também e enfrentaram no Mundial de Clubes, na ocasião quem ficou com a vaga no final foi o Flamengo, que venceu por 3 x 1. O Al-Hilal chegou a sair na frente, mas tomou a virada e foi para a disputa de 3º lugar, que também perdeu para o Monterrey, do México e terminou em 4º naquele ano.
Salem Al-Dawsari, do Al-Hilal, é carrasco do Flamengo
Nas duas partidas entre Al-Hilal e Flamengo, existe uma coisa em comum, tanto na derrota em 2019 como no triunfo em 2023, o autor dos gols da equipe da Arábia Saudita. Salem Al-Dawsari, foi quem marcou o gol que abriu o placar da partida em 2019, assim como fez em 2023.
Esses dois gols fizeram o camisa 29 do Al-Hilal fizeram o atleta alcançar um feito histórico: Salem Al-Dawsari é o primeiro jogador a marcar gols em um mesmo adversário, em edições diferentes do Mundial de Clubes. Nessa edição, inclusive, o meia anotou dois gols contra os brasileiros, os dois de pênalti, um aos 4′ e outro aos 49′ ainda do 1º tempo, ajudando seu time a se classificar à final.
Dos jogadores que marcaram pelo Flamengo em 2019, apenas Arrascaeta poderia repetir o feito de Salem Al-Dawsari, já que o autor do segundo gol do clube brasileiro foi Bruno Henrique, que se recupera de uma cirurgia e não esteve no Marrocos esse ano e o último gol foi contra de Ali Al-Bulaihi. Dessa vez, quem marcou os dois gols do Mengão, foi Pedro, que ainda não pertencia ao clube naquela partida.
Com dois gols de Salem Al-Dawsari e mais um de Vietto, o dois do centroavante rubro-negro de nada valeram e o Al-Hilal é quem está na final da competição. A grande decisão do Mundial de Clubes será no próximo sábado (11), a partir das 16h (horário de Brasília), o adversário dos árabes sai da semifinal entre Real Madrid e Al Ahly, que acontece nesta quarta-feira (8). O Flamengo disputará o 3º lugar na mesma data, mas às 12h30 (horário de Brasília), enfrentando o perdedor do duelo que informamos entre o campeão europeu e o campeão africano.