Maicon não jogará mais pelo Grêmio em 2017. O volante tricolor será submetido a uma cirurgia em razão das dores no tendão de aquiles do pé esquerdo e assim ficará afastado dos treinos por mais ou menos três meses. A confirmação do procedimento cirúrgico de Maicon se deu na manhã desta quinta-feira, após trabalho realizado com os portões fechados no CT Presidente Luiz Carvalho. O médico do clube, Márcio Bolzani, concedeu entrevista coletiva e comentou sobre o caso:
“Maicon tem uma tendinite crônica. O tendão tem uma lesão, isso provoca o enfraquecimento e causa dor. Ele passou a referir que não suportava mais a dor. A recuperação não evolui como esperávamos, assim sendo, ele precisará passar por cirurgia. O prazo para retorno é de três meses, por esse motivo ele esgota a temporada”.
Ao final da partida válida pela Copa do Brasil contra o Cruzeiro – que culminou na eliminação do Tricolor da competição – o jogador revelou que as dores o incomodavam, mas que mesmo assim permanecia a disposição enquanto suportasse, entretanto esse limite chegou. Sem mais poder ajudar na temporada dentro dos gramados, o volante encerra a temporada com 20 jogos e uma assistência.