Na última sexta-feira (2) o Uruguai venceu Gana por 2 x 0, mas acabou eliminado da Copa do Mundo ainda na fase de grupos. A Celeste Olímpica terminou com quatro pontos, em 3º lugar no Grupo H, atrás da Coreia do Sul, que teve os mesmos quatro pontos.
Os sul-americanos não alcançaram a classificação pela diferença na diferença de gols marcados. Isso porque, coreanos e uruguaios tinham o mesmo saldo de gols, mas a seleção da Coreia marcou dois gols a mais que o rival.
Dessa forma, o Uruguai ficou fora das oitavas por um gol, que tiraria a diferença de saldo. Após o apito final, os jogadores partiram para cima da arbitragem, nada satisfeitos com as decisões do árbitro alemão Daniel Siebert durante a partida. Muitos atletas pareciam estar descontrolados sendo contidos por seus colegas.
Giménez agride membro da FIFA após eliminação do Uruguai
Um dos jogadores mais agitados após o apito final era o zagueiro Giménez, que chegou a agredir um membro da FIFA com uma cotovelada, no meio da confusão. Além disso, o jogador disparou xingamentos, que chegaram a aparecer na transmissão.
Os jogadores uruguaios reclamavam, principalmente sobre um possível pênalti não marcado pelo árbitro nos acréscimos da partida. Na jogada, Cavani invadiu a área e na dividida com um jogador de Gana, foi ao chão, Daniel Siebert entendeu que não houve nada, bem como o VAR da partida.
Após muito se exaltar, o zagueiro do Uruguai foi advertido pelo árbitro com um cartão amarelo, mesmo após Giménez chegar a tocar nele, no momento de raiva. Mesmo após ser contido pelos companheiros, seguiu com os xingamentos.
A indignação de Giménez poderá causar uma punição grave ao jogador, mesmo após o término do jogo. A Federação Uruguaia já se prepara para as possíveis punições, que podem ser de multas a ganchos para os jogadores que se envolveram na confusão após a partida.
Em caso de punição com suspensão de jogos por parte da FIFA, os jogadores devem cumprir até mesmo em seus clubes. Já que a punição seria aplicada em todas as competições de organizações que respondem à entidade máxima do futebol.
Um exemplo recente é do compatriota de Giménez, o atacante Luis Suárez, que após morder o italiano Giorgio Chiellini, ficou afastado de qualquer atividade do futebol por quatro meses. Além disso, Luisito também teve que pagar uma multa à FIFA.
Até o momento a entidade máxima do futebol não notificou a AUF sobre os fatos da partida. A Celeste Olímpica encerrou sua passagem na Copa do Mundo 2022, mas ainda pode sofrer consequências dessa eliminação, bem como seus jogadores.