“Jogadores extraordinários”; Marcelo Bielsa revela encantamento por time histórico do São Paulo

Aos 67 anos, Marcelo Bielsa é um dos maiores treinadores argentinos da história do futebol. Dono de um temperamento complicado, que lhe rendeu o apelido de “El Loco Bielsa”, começou sua carreira de treinador em 1980 nos juvenis do Newells Old Boys, onde ficou até 1990. Sonho de várias equipes brasileiras, Bielsa decidiu nesta temporada aceitar o desafio de dirigir o Uruguai, após a aposentadoria de Óscar Tabarez, que se ausentou da Celeste por motivos de saúde. No seu último clube, no Leeds, conseguiu levar a equipe a Premier League.

Durante uma entrevista realiza em um podcast, Bielsa foi questionado sobre os maiores times que enfrentou na sua carreira de treinador e, como é do seu perfil, não fugiu da resposta. A maior surpresa foi, entre as três melhores equipes que enfrentou, duas são do Brasil, em épocas diferentes.

“É difícil resumir 30 anos em um minutos, mas foram três. São Paulo dos anos 90. Uma equipe única formada por jogadores extraordinários. Brasil, campeão mundial de 2002 e o extraordinário Barcelona de Guardiola”, afirmou Marcelo Bielsa.

Apesar de não citar o ano em especifico, Bielsa fala sobre os períodos em que enfrentou as equipes. No caso do São Paulo, a era Telê Santana durou de 1990 até 1996, período em que passou por três clubes ( Newells Old Boys, América-MX e Atlas -MX). No caso do São Paulo, é bem provável que nesta parte da entrevista concedida, ele esteja se referindo a equipe paulista que conquistou a Libertadores de 1992, ano que o Tricolor bateu nas penalidades o Newells treinado por Marcelo Bielsa.

Em relação a Seleção Brasileira, foram diversos confrontos. No comando da Argentina, Bielsa ficou de 1998 até 2004, disputando uma Copa do Mundo. Vale lembrar que Marcelo Bielsa ainda disputaria mais uma Copa do Mundo, em 2010, quando treinou o Chile. Pep Guardiola ficou de 2008 até 2012 no Barcelona, período em que Bielsa comandou o Athletico de Bilbao.

Desafio de Marcelo Bielsa no Uruguai

Anunciado neste início de ano, “El Loco” tem uma dura missão. Primeiro de tudo a Seleção do Uruguai tem que garantir vaga para a Copa de 2026, fazer um bom papel nas eliminatórias e voltar aos bons resultados. Na Copa do Mundo de 2022 o time não foi bem, caiu na primeira fase e foi bastante criticado. Além disto, tem um grande problema com seus principais nomes, que já passaram da casa dos 30 anos. Uma das criticas que a Celeste vem sofrendo é esta, a de ser uma equipe que não possui bons jovens jogadores.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]