Desde 2019, quando o Flamengo fez um ano mágico, Jorge Jesus entrou para a história como um dos principais treinadores do clube. Ainda hoje, o nome dele é ligado ao cargo, sempre que há um momento turbulento na Gávea, dividindo opiniões dos torcedores que querem sua volta e dos que acreditam que seria impossível um retorno tão vitorioso quanto foi há pouco mais de três anos.
Após a saída de Jorge Jesus, o Flamengo já teve outros seis treinadores diferentes, contando Vítor Pereira, que está no cargo atualmente. De lá para cá, o Mengão conquistou títulos e passou por momentos de crise técnica várias vezes, por exemplo, no ano passado, em que Paulo Sousa era o treinador e não conseguiu bons resultados e Dorival Jr. assumiu o comando e levou o time a mais dois títulos – Copa do Brasil e Libertadores – em uma temporada que parecia que seria desastrosa.
Mesmo com os dois títulos de Dorival Jr., o treinador acabou demitido ao fim da temporada, por uma decisão da diretoria flamenguista. Entre muitas polêmicas desde que saiu do Corinthians, o escolhido para o comando técnico foi Vítor Pereira, que fez um bom ano à frente do Timão, mas deixou alegando problemas familiares e depois acabou fechando com o clube carioca. Até o momento, o português não está agrandando muito a nação rubro-negra, após dois vice-campeonatos e a eliminação precoce no Mundial de Clubes.
Jorge Jesus defendeu Vítor Pereira em entrevista
O Flamengo tenta repetir a fórmula de sucesso de Jorge Jesus apostando em treinadores estrangeiros, que foram três, sendo dois portugueses, inclusive o atual. Tanto Domenèc Torrent, quanto Paulo Sousa vieram da Europa direto para a Gávea, enquanto Vítor Pereria teve uma amostra no futebol brasileiro, em sua passagem pelo Corinthians, antes de chegar ao Rubro-negro, por isso o torcedor espera uma resposta mais rápida por parte do técnico.
Em 2022, em uma entrevista a Renato Maurício Prado, Jorge Jesus defendeu VP e disse que ele era o melhor técnico português no Brasil. O atual treinador dor Fenerbahçe ainda disse que Vítor Pereira sabe fazer um time jogar de forma ofensiva, mas que teria problemas com o elenco envelhecido, se referindo ao plantel do Corinthians do ano passado. A jornalista Raisa Simplicio relembrou, em seu Instagram, nessa segunda-feira (6), a declaração do treinador português no ano passado; veja:
“Vitor Pereira é o melhor (técnico português no futebol brasileiro). Basta ver os resultados dele em Portugal. Esse saber fazer uma equipe jogar ofensivamente e marcar pressão. Talvez tenha problemas com o elenco (envelhecido) que tem. Mas é muito bom treinador”
Essa fala de Jorge Jesus repercutiu novamente, após a derrota do Flamengo no clássico contra o Vasco, no domingo (5), onde a torcida aumentou o coro dos pedidos de demissão de VP, que chegou ao clube em janeiro. Além disso, parte da torcida também comentou sobre parte do elenco ser de jogadores mais experientes, que podem estar atrapalhando da intensidade do jogo que Vítor Pereira deseja imprimir.
O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (8), em mais um clássico, dessa vez contra o Fluminense, pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Carioca. Apesar de pressionado, o time de Vítor Pereira é o atual líder do estadual, mas o Fla-Flu será um confronto direto pela liderança e vale o título da Taça Guanabara. O duelo será no Maraca, a partir das 21h30 (horário de Brasília) e vale taça.