No último domingo (13), o Grêmio venceu o Fluminense, por 2 x 1, na Arena, pela 19ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Tricolor ficou na vice-liderança do campeonato, com 33 pontos.
Agora, o Imortal volta suas atenções para a Copa do Brasil, já que sonha com uma vaga na final do torneio. Para isso, precisa vencer o Flamengo por três ou mais gols de diferença na quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Na briga pelos dois títulos nacionais no retorno à Série A, o Grêmio tem sido elogiado pela mídia esportiva. Em meio a esse cenário, um jornalista global se rendeu a Renato Gaúcho e de uma opinião ousada sobre o treinador tricolor.
Renato Gaúcho na Europa?
Tudo começou quando André Rizek usou seu Twitter para avaliar o trabalho de Renato no Imortal. O apresentador do SporTV se mostrou empolgado com o Grêmio depois da vitória sobre o Fluminense.
O jornalista falou sobre o estigma de que o técnico não é conhecido por suas capacidades táticas, mas, sim, por seu talento em gerar grupos para extrair o melhor de cada time diante dos demais favoritos.
Para Rizek, a “perseguição” que Renato Gaúcho sofre por parte da imprensa por seu estilo único faz com que o público apaixonado por futebol não perceba a qualidade que o Grêmio tem apresentado nesta Série A.
Por fim, André Rizek alega que se o treinador fosse um dos “queridinhos da mídia”, ele não seria só um dos cotados à Seleção Brasileira, como também teria seu nome pedido em um gigante europeu:
Renato não é treinador queridinho da mídia, sabemos. É pintado como se fosse um indigente tático, falando o bom português. Se é um queridinho a fazer o que ele faz com o limitado Grêmio no Brasileiro… Não é que seria pedido na Seleção, pediram ele no City, no lugar do Pep.
— André Rizek (@andrizek) August 14, 2023
“Renato não é treinador queridinho da mídia, sabemos. É pintado como se fosse um indigente tático, falando o bom português. Se é um queridinho a fazer o que ele faz com o limitado Grêmio no Brasileiro… Não é que seria pedido na Seleção, pediram ele no (Manchester) City, no lugar do Pep (Guardiola)”.
Vale lembrar que Guardiola e companhia conquistaram a tríplice coroa na última temporada europeia (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League) e são os favoritos em todas as competições em 2023/24.
Já Renato Gaúcho chegou a ser ventilado na Seleção, mas viu Fernando Diniz, do próprio Fluminense, assumir o cargo após a saída de Tite. Brasil à parte, o técnico tem uma missão bem claro no Tricolor.
Renato Gaúcho espera reverter a desvantagem no placar na Copa do Brasil para buscar o hexacampeonato do Grêmio. Além disso, o treinador espera fazer sua parte no Brasileiro, enquanto torce pelos tropeços do líder, Botafogo.