Jornalista da BBC usa faixa ‘One Love’, que foi proibida pela FIFA

Desde antes do início da Copa do Mundo, alguns assuntos controversos cercam o país sede. Nesse sentido, a FIFA também tem se posicionado de forma diferente do que se esperava, tomando algumas decisões questionáveis.

Algumas delas tratam-se de como o Catar trata a causa LGBTQIA+, pois o país acredita que a homossexualidade, em específico, não é algo bom para seus moradores. Logo, isso se estende aos visitantes, mesmo durante a Copa do Mundo.

Outra pauta nada amigável, foi em relação aos milhares de trabalhadores mortos durante as obra para a Copa. Muitos países e torcedores alegam que o país infringiu os direitos humanos ao negligenciar tantas mortes.

A FIFA, porém, ao se posicionar, não se mostrou a favor do país que recebe seu principal evento, entretanto não foi contra. Para piorar, a entidade tem coibido protestos e mensagens em relação aos Direitos Humano e à causa LGBTQIA+.

Porém, mesmo com as ações da FIFA, os protestos não vão parar. De alguma forma, estão presentes nas arquibancadas, nos gramados e também pelos profissionais que lá estão cobrindo a Copa do Mundo.

FIFA proíbe braçadeira ‘One Love'

Recentemente, mais uma polêmica sobre assuntos importantes aconteceu no Catar. O capitão da InglaterraHarry Kane, bem como, alguns outros, pretendiam utilizar uma braçadeira de capitão, em alusão à causa LGBTQIA+, durante os jogos da Copa.

Em um primeiro momento, a FIFA se pronunciou informando que multaria as federações, cujos atletas utilizassem a faixa. A Federação Inglesa se posicionou, informando que pagaria a multe se necessário, mas seu capitão utilizaria a faixa.

Depois, alegando estar no regulamento da competição, a mesma FIFA proibiu o uso da faixa. A entidade ainda exigiu o uso de uma outra braçadeira, com os dizeres “no discrimination” e um símbolo de uma campanha da FIFA.

Enquanto a braçadeira que Harry Kane pretendia utilizar, possuía um coração desenhado e colorido com as cores da bandeira LGBTQIA+. A faixa era branca e tinha escrito ‘One Love', que significa único amor. Ou seja, trazia a mensagem de que o amor é único, independente de sexualidade ou gênero.

Alex Scott usa faixa proibida pela FIFA

Após a FIFA proibir a utilização da faixa ‘One Love' pelos capitães de seleções, a repercussão não foi positiva. A própria seleção da Inglaterra se ajoelhou antes do início do jogo contra o Irã, em forma de protesto.

Entretanto, a entidade máxima do futebol, não contava com a atitude de Alex Scott, repórter da BBC. Antes do início do jogo, a ex-zagueira e agora comentarista fez uma entrada ao vivo, utilizando a braçadeira, que fora proibida pela FIFA.

A maior instituição do futebol tentou calar uma manifestação legítima em prol da diversidade, somente para proteger o Catar. Porém, não foi dessa vez, a FIFA esbarrou na liberdade de expressão de Alex Scott.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]