Palmeiras e Boca Juniors se enfrentaram nesta quinta-feira (28), pelas semifinais da Libertadores. O confronto carrega muita história e coloca lado a lado a rivalidade entre Brasil e Argentina. Após um primeiro tempo de superioridade do Boca Juniors, o Palmeiras teve uma breve melhora na segunda etapa, mas não foi suficiente para tirar o zero do placar. No final, o empate foi positivo para o Verdão, que agora decide a vaga em casa diante do seu torcedor.
Muito criticado pelos torcedores, a diretoria do Palmeiras sofre uma pressão enorme, ainda mais por não ter contratado muitos atletas e ter negociado jogadores considerados importantes. Já o Boca, venceu apenas um dois dos seus últimos cinco confrontos e foi derrotado por equipes menores da Argentina, como Tigre e Defensa y Justicia. Para piorar, empatou em 1 x 1 contar o Lanús, que também vive péssimo momento.
Torcida do Boca Juniors é destaque negativo antes do jogo
Mais um caso revoltante aconteceu em uma partida pela Libertadores. Segundo relatos do jornalista João Paulo Cappellanes, torcedores do Boca Juniors chamaram brasileiros de macaco, antes do duelo pela competição. Nas imagens divulgadas pelo profissional, é possível ver um torcedor do Boca com um celular escrito macacos. Ao saber desta situação, João Paulo Cappellanes, jornalista do Jogo Aberto e do Grupo Bandeirantes, chamou os criminosos de covardes e canalhas e cobrou medidas da Conmebol.
ABSURDO! 😤
Meu amigo ACABOU de entrar na Bombonera e vejam só: MAIS ATOS DE RACISMO!
Os caras praticam esse crime sem pudor!
Acham engraçado!
E A CONMEBOL NÃO FAZ NADA!
CONIVENTES! CANALHAS!
ALÔ, @CONMEBOL 📣😡 pic.twitter.com/zHyiqFHNRo
— João Paulo Cappellanes (@capelareal) September 28, 2023
Caso não foi o único nos últimos anos
No duelo diante do River Plate, na atual edição da Libertadores, o Fluminense acabou sofrendo com as ofensas vindas dos torcedores locais. Os casos aconteceram antes e depois do jogo. Na oportunidade a Conmebol chegou a punir o clube, em uma multa de R$ 485 mil, mas pelo visto novos casos foram registrados no país.
NOTA OFICIAL: repúdio ao racismo
Atos testemunhados no jogo de ontem precisam ser punidos
No jogo contra o River Plate, na noite de ontem, cenas lamentáveis de racismo se repetiram, dentro e fora do estádio. Alguns desses atos foram gravados, publicados e estão disponíveis para… pic.twitter.com/NPumqx3OyU
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) June 8, 2023
Torcedores do Nacional do Uruguai, em um confronto contra o Internacional, também na atuação edição da Libertadores, foram flagrados imitando e fazendo sons de macacos. Entretanto, mesmo após as denúncias, o clube ou qualquer torcedor envolvido foi punido pela Conmebol.