Na manhã desta terça-feira (8), o ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, concedeu uma entrevista e demonstrou arrependimento por escolha do país sede para a Copa do Mundo. Segundo o ex-dirigente, que assume a responsabilidade do ocorrido, a opção foi um erro.
A Copa do Mundo é um dos maiores eventos do mundo, sendo a principal competição de seleções. O torneio reúne torcedores de diferentes lugares em um país.
Joseph Blatter se arrepende de escolha
Em uma entrevista concedida ao jornal suíço Tages-anzeiger, Joseph Blatter declarou que a escolha do Catar como país sede da Copa do Mundo 2022 foi um erro da FIFA, mas assume a responsabilidade pelo ocorrido. “Eu era o responsável por isso, como presidente da FIFA“, afirma o ex-mandatário.
Na visão de Blatter, o Catar é um país demograficamente pequeno. “O futebol e a Copa do Mundo são grandes demais para isso”, acrescentou.
A Copa do Mundo 2022 será a mais “compacta”. A maior distância entre um estádio e outro é de 50 quilómetros, segundo informações dos organizadores da competição. Além disso, o Catar possuí 11.437 km², quase a metade do Sergipe, o menor estado do Brasil.
Além disso, Joseph Blatter comenta que a FIFA alterou em 2012, os critérios utilizados para as escolhas de quais país irão sediar a Copa do Mundo. Vale lembrar que o Catar como anfitrião para o Mundial vem sendo criticado desde 2010, com as condições trabalhistas, as leis do país, alegações de corrupção e o receio de como pessoas da comunidade LGBTQIA+ serão tratados durante a competição.
Buscando reformular os critérios de escolha do país, Blatter diz que os direitos humanos e as considerações sociais “são levados em conta”. Além disso, revela que a FIFA concordou com o Comitê Executivo que a Rússia iria sediar a Copa do Mundo 2018 e que os Estados Unidos seriam a escolha para 2022. “Seria um gesto de paz entre esses países oponentes politicamente”, declarou.
Joseph Blatter comenta se irá acompanha o Mundial
Após as críticas ao Catar como país sede e assumindo a responsabilidade da decisão, Joseph Blatter afirmou que irá assistir ao torneio em sua casa, em Zurique, na Suíça. Assim, está se preparando para acompanha as partidas, que estão previstas para iniciar em menos de duas semanas, no próximo dia 20 de novembro.
Vale lembrar que Joseph Blatter comandou a FIFA entre 1998 e 2015, mas renunciou ao cargo em 2015, após investigações de corrupção envolvendo a instituição. Além disso, cumpre suspensão do futebol por pelo menos mais cinco anos, junto com Jérome Valcke.
No entanto, Blatter recentemente, em junho de 2022, foi absolvido pela Justiça da Suíça de um caso onde era acusado de corrupção e desvio de R$10 milhões e que envolve o ex-presidente da UEFA, Michel Platini. No entanto, os promotores recorreram da decisão do julgamento.