Justiça tem definição do “Caso Neymar”: craque vai para Copa?

A decisão sobre o “Caso Neymar“, acusado de corrupção na transferência do Santos para o Barcelona, em 2013, teve a sua definição nesta sexta-feira (28). Correndo risco de dois anos de prisão, a promotoria espanhola retirou todas as acusações contra o craque. Com isso, o jogador poderá disputar a Copa do Mundo do Catar.

Não há provas, nem indícios, só suposições. Pode ser que tenham sido violados o Código Civil do Brasil ou regulamentos da Fifa, mas não o Código Penal da Espanha – disse o promotor responsável pelo caso.

Neymar havia sido liberado do último julgamento

Vale lembrar, que o mesmo havia sido liberado do tribunal no último julgamento, no último dia 17 de outubro. Além de preso, a promotoria havia solicitado que Neymar teria de pagar 10 milhões de euros (R$ 53 milhões) de multa. O pai e o ex-presidente do Barça Sandro Rossel, também foram absolvidos. Josep Maria Bartomeu, também ex-mandatário Culé, não estava entre os acusados.

O clube Blaugrana, o Peixe e a empresa que administra a carreira do atleta, N&N, não possuem mais nenhum tipo de pendências com os órgãos judiciais da Espanha, assim como Odílio Rodrigues, ex-presidente do Santos. Enquanto para Rosell eram solicitados cinco anos de detenção e indenização de igual valor ao do brasileiro pelo crime de corrupção.

Entenda o caso Neymar

Neymar, atacante do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira, e outras oito pessoas estão sendo julgadas em Barcelona, na Espanha, por fraude e corrupção. A DIS, que possuía 40% dos direitos do jogador, processou o mesmo durante sua transferência, em 2013, do Santos para o Barça. A companhia argumenta que não recebeu o valor legítimo que tinha direito.

De acordo com advogado da DIS, Paulo Nasser, “o custo real da transação [entre paulistas e espanhóis] foi de 82 milhões de euros, e apenas 17 milhões apareceram como a transferência oficial”. Conforme informações do próprio Nasser, os direitos do brasileiro “não foram vendidos a quem apresentou maior oferta. Houve clubes que ofereceram até 60 milhões de euros”.

Justiça tem definição do "Caso Neymar": craque vai para Copa?
Foto destaque : AFP

Por fim, os espanhóis informaram à época da transferência que o valor pago foi de 57,1 milhões de euros, dos quais 40 milhões foram para a família do jogador. A empresa recebeu 40% dos 17,1 milhões restantes que foram pagos ao Santos.

Foto destaque: AFP

 

Caio SantosCaio Santos

Sou Caio, tenho 23 anos, faço jornalismo. Procuro me especializar em Jornalismo Esportivo e meu maior sonho é comentar uma Copa do Mundo

[blocksy_breadcrumbs]