O primeiro duelo britânico na Copa do Mundo acontece nesta terça-feira (29), entre País de Gales e Inglaterra. A partida não começa antes das 16h, horário de Brasília.
O duelo entrará na história dos confrontos das seleções por também ter Gareth Bale e Harry Kane. Os dois jogadores ficaram conhecidos ao defenderam o Tottenham, mas as semelhanças param por aí.
Gareth Bale
Apesar de iniciar sua carreira no futebol nas bases do Southampton, foi no Spurs que o galês teve destaque pela sua velocidade e a incrível capacidade de sair da lateral-esquerda para atormentar a defesa adversária. Dessa forma, acabou evoluindo para um ponta-atacante, onde ficou livre para expor suas habilidades e resolver as partidas.
Em 2013, Bale foi para o Real Madrid concretizando um sonho de infância. No clube espanhol, foi fundamental para conquistar a Copa do Rei e Liga dos Campeões da temporada 2013-14. Ainda mais, esteve presente em títulos como Supercopa da Espanha, La Liga, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes.
Atualmente, o camisa 11 joga no Los Angeles FC, nos Estados Unidos e já soma 13 jogos e 3 gols. Na Seleção do País de Gales, tem 91 partidas e 33 tentos.
Harry Kane
Assim como Bale, o Tottenham foi muito importante para Harry Kane ser reconhecido mundialmente, contudo antes de garantir um espaço na equipe, o atacante passou por alguns clubes entre 2011 e 2013. Após a fase de empréstimos, Kane voltou aos spurs e confirmou sua permanência em definitivo.
Diferente de muitos atacantes e até mesmo de Gareth Bale, o inglês traz um toque refinado e técnico em suas habilidades que o faz ser o principal jogador tanto no Tottenham quanto no time da Inglaterra.
Com a Seleção Inglesa, Harry busca seu primeiro título na carreira. O camisa 10 já bateu algumas vezes na trave, como na final da Liga dos Campeões na temporada 2018-19 que o Tottenham perdeu para o Liverpool. Do mesmo mod, em 2020, ficou com o vice-campeonato da Eurocopa com a Inglaterra.
Ainda no Tottenham e com 29 anos, Harry Kane soma 399 partidas, com 264 gols. E na seleção são 53 duelos com 31 gols.
Inglaterra x País de Gales
O duelo entre Inglaterra e País de Gales é o terceiro confronto mais antigo da história do futebol de seleções, contudo, a rivalidade começou bem antes do futebol existir.
O território galês foi ocupado pelos ingleses no século XIII e simultaneamente, o Rei Eduardo I decretou que o filho mais velho da família real do Reino Unido tem o título de príncipe, ou princesa de Gales. Cargo esse ocupado atualmente pelo Príncipe William. Ainda, em 1535 o País de Gales foi incluído ao reino britânico.
E nesta terça-feira (29), País de Gales e Inglaterra se encontram no 106º duelo de toda a história com 70 vitórias para os Três Leões e apenas 14 para os dragões.
Dessa forma, os ingleses querem vencer e manter sua primeira colocação no grupo, enquanto os galeses precisam de um triunfo com no mínimo de quatro gols para tentar a classificação para as oitavas de final.
The action in Group B is underway!
🏴 🆚 🏴
🇮🇷 🆚 🇺🇸 #FIFAWorldCup | #Qatar2022— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 29, 2022