Neste sábado (10), o Marrocos encantou o mundo mais uma vez, carregando o peso de um continente nas costas, a seleção marroquina venceu Portugal, por 1 x 0, e, pela primeira vez, está nas semifinais da Copa do Mundo, feito que se estende por todo continente africano. Já que é a primeira vez de uma seleção da África consegue tal feito. Uma linda história que vem sendo escrita e ficará marcada na memória de muitos fãs de futebol e com certeza de todo marroquino.
A trajetória feita pela seleção de Marrocos foi traçada através de muita emoção e luta, quebrando diversas barreiras e derrubando gigantes. Uma seleção que está invicta e sofreu apenas um gol durante toda a competição, ironicamente, foi contra.
Passou como líder em grupo composto por Bélgica e Croácia, no qual sequer era candidato a avançar de fase. Nas oitavas, venceu em uma disputa de pênaltis a campeã mundial e poderosa, Espanha.
Nas quartas de final, foi a vez de Portugal, um dos candidatos ao título do mundial, sentir a força da seleção marroquina. Em cada etapa vencida a emoção tomava conta dentro e fora de campo, toda a equipe se tornou um motivo de orgulho e lágrimas de alegria contagiaram o mundo.
Destaques do Marrocos
Apesar de não ser tratada como favorita nos confrontos em que jogou, Marrocos possui grandes jogadores a nível mundial, como é o caso de Hakimi, atleta do Paris Saint-Germain e Ziyech, do Chelsea, ambos tratados como os craques da seleção.
Porém, jogadores de pouca mídia também tiveram grande destaque nessa campanha, como nos caso do goleiro Bono, herói na disputa de pênalti contra e Espanha, e o Sofyan Amrabat. Dono do meio-campo marroquino, o jogador da Fiorentina, da Itália, cresceu durante a competição e se tornou a válvula de escape do time, neutralizando os adversários e armando jogadas para a equipe. Logo após a vitória contra Portugal, o meia marroquino deu entrevista e falou as seguintes palavras:
“Nem sei se ousamos sonhar com isso. É inacreditável. Talvez não jogamos o melhor futebol, mas o fizemos com espírito de equipe“.
Sofyan teve a presença ilustre do seu irmão mais velho, Nordin Amrabat, ex-jogador da seleção do Marrocos e também falou em entrevista: “Estou tão emocionado e orgulhoso, quase chorando, meu país também choraram“. Em lágrimas ele continuou: ” As quartas de finais, as semifinais da Copa do Mundo, realmente incrível” disse o exInternacional de Marrocos, que em seguida deu um beijo na testa de seu irmão mais novo.
Classificação inédita
A África mais uma vez quebrando barreiras e cravando seu nome na história, através de um país do norte de seu continente. Marrocos vem sendo gigante nessa Copa do Mundo e trouxe a inédita classificação às semifinais para seu país e continente. Garra não faltou para essa equipe e inevitavelmente não faltaria emoção. Marrocos vem sendo um representante digno da grandeza da África.
Foto em destaque: Équip Du Maroc