LAMENTÁVEL! Semana é marcada por mais casos de racismo no futebol

O caso de Vinicius Jr, que foi chamado de macaco pela torcida do Valência levantou um importante debate sobre a presença de racistas no futebol mundial. Campanhas foram realizadas com a intenção de diminuir ou até acabar com casos de racismo no futebol, porém a situação durou bem pouco. Isto porque nesta semana, em jogos que eram para se destacar pelos confrontos entre grandes equipes do continente, o que se viu foi novamente casos de racismo envolvendo torcedores.

Jogando no Uruguai, o Internacional empatou nesta quarta-feira (7), com o Nacional em 1 x 1, em um grande jogo entre as equipes. Porém, em um vídeo que circula nas redes sociais, um torcedor do clube uruguaio é visto fazendo gestos de macaco em direção da torcida do clube gaúcho. Na Argentina, na derrota para o River Plate, alguns torcedores do Fluminense foram chamados de macaco e o caso deve ser levado para as autoridades nos próximos dias.

Infelizmente estes casos não são raros de racismo no futebol sul-americano e mundial. Na Libertadores desta temporada já tivemos casos semelhantes. Diante do Flamengo, alguns torcedores do Racing da Argentina também imitaram macacos para os cariocas. Flamengo que aliás já tinha sofrido com estes casos de racismo durante confronto diante da Católica, no Chile.

Ao ser levado as autoridades, os casos são investigados e, em alguns casos, os torcedores são punidos. O Boca Jrs, já teve que jogar com os portões fechados por uma punição sofrida por alguns casos de racismo. Porém, mesmo diante das punições por prática de racismo no futebol, os torcedores não ficam intimidados e continuam cada vez mais tendo atos criminosos nos estádios. Recentemente um caso de racismo foi denunciado em um jogo do São Paulo, em que um torcedor do clube paulista fez gestos de macacos para a torcida adversária.

Clube podem ser punidos duramente por práticas de racismo no futebol

No início deste ano a CBF anunciou que irá punir severamente casos de racismo nas práticas esportivas realizadas em território nacional. As punições variam de perda de mando, punição financeira ou até mesmo perda de pontos em uma competição.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]