Lenda do vôlei, Isabel Salgado morre aos 62 anos

Na manhã desta quarta-feira (14), em São Paulo, faleceu a ex-jogadora de vôlei e vôlei de praia Isabel Salgado. Aos 62 anos, foi diagnosticada com uma bactéria no pulmão, precisando ser internada no hospital Sírio Libanês, onde viveu seus últimos momentos.

Na última segunda-feira (14), ela havia sido incluída no grupo de esporte da transição de governo.

A morte foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem ao grupo Esporte Pela Democracia.

“Fiz um call com ela na segunda-feira. Ela estava super-gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir e passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”, escreveu Paula.

A família da ex-atleta se posicionou. Veja a nota abaixo:

“Confirmamos a partida de uma das atletas mais importantes que este país teve. No momento a família está reunida e não teremos nenhuma declaração. Pedimos a compreensão de todos. Isso será feito assim que possível. O enterro será no Crematório e Cemitério do Caju. Velório 11h, Capela Histórica. E cremação agendada para amanhã, às 14h”, informou.

O COB também lamentou a partida de Isabel. “O Comitê Olímpico do Brasil (COB) externa o seu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 62 anos, de Isabel Salgado, uma das mais importantes e talentosas jogadoras brasileiras de vôlei, nesta quarta-feira, 16. Neste momento de dor, o COB se solidariza e envia condolências à família e aos amigos de Isabel, assim como toda comunidade do vôlei.”

Foto destaque: Reprodução
Foto destaque: Reprodução

Nascida em Ipanema, no Rio de Janeiro, Isabel foi a primeira e uma das grandes estrelas do vôlei feminino brasileiro. Começou a sua carreira nas categorias de base do Flamengo. Aos 16 anos, já era titular. Não demorou muito para alcançar a Seleção Brasileira.

Ela foi a pioneira, se tornando a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior. Posteriormente, ela se juntou ao vôlei de praia, sendo pioneira no Circuito Mundial, quando a modalidade chegava ao programa olímpico. Em 1994, venceu uma etapa em Miami, ao lado de Roseli.

Isabel teve cinco filhos. Três, seguiram carreira sólida no vôlei de praia. Carol Solberg é uma das favoritas a ir ao Jogos de Paris – com Bárbara. Seu filho Pedro foi bronze no Mundial de 2015 e campeão do circuito mundial em 2008. Já Maria Clara, a filha mais velha, se aposentou aos 39 anos.

André Merice André Merice

Quando pequeno, sonhava em ser jogador profissional de futebol. O destino, porém, me reservou outra tarefa. E é claro, não poderia ser sobre outra coisa: é futebol, meu amigo.

[blocksy_breadcrumbs]