Após a eliminação da Polônia neste último domingo (4), para a França por 3 x 1, Robert Lewandowski encerrou a sua segunda participação em Copas do Mundo.
Com 34 anos, o jogador do Barcelona analisou a partida contra os atuais campeões mundiais e não confirmou ser o sua última edição de Copa na carreira.
Foi difícil jogar contra a França, mas lutamos e demos o nosso melhor. Não foi fácil, apesar de termos jogado bem na primeira parte e criado oportunidades. Se tivéssemos marcado o que tínhamos, poderia ter sido diferente. No segundo, depois de sofrer no final da primeira parte, tentamos, mas eles têm uma qualidade enorme . Por um lado temos de estar orgulhosos porque demos tudo e, por outro, desiludidos por termos sido eliminados.
Sem descartar uma possível ida para o Mundial do Canadá, Estados Unidos e México, Lewandowski disse que dependerá de muitos fatores dentro e fora do futebol para disputar sua terceira Copa do Mundo.
Fisicamente não tenho medo, mas há outras coisas fora do futebol que me vão fazer decidir e tudo isto junto vai fazer-me pensar se este foi o último ou não – concluiu o camisa 9.
Lewandowski faz seu primeiro gol em Copas do Mundo
Na Copa da Rússia em 2018, Robert Lewandowski tinha passado em branco e não evitou a eliminação da Polônia ainda na fase de grupos. Foram três jogos disputados no Mundial, mas sem balançar as redes nenhuma vez.
Dessa forma, após a Seleção Polonesa conseguir a vaga para a Copa do Mundo no Catar, com a desclassificação da Rússia devido à guerra que iniciou com a Ucrânia, surgiu mais uma chance do polonês deixar sua marca em um Mundial. Ainda mais, que vem de uma grande fase na carreira com premiações individuais e com ao clube do Bayern de Munique.
No jogo de estreia contra o México, as equipes ficaram no empate sem gols. Foi um duelo bem equilibrado onde os times não conseguiram criar muitas chances perigosas. Vale lembrar, que a Polônia ainda teve uma oportunidade de sair com a vitória com um pênalti, mas na cobrança Robert não conseguiu passar pelo Ochoa, a muralha mexicana.
Contudo, na segunda partida contra a Arábia Saudita, Robert Lewandowski tirou um peso das costas ao brilhar e fazer seu primeiro tento em Copa do Mundo, o que ajudou na vitória da Seleção Polonesa por 2 x 0. E na última rodada da fase de grupos, os poloneses não efetivaram nenhum gol ao perderem por 2 x 0 para a Argentina.
Lewandowski marca seu segundo gol, mas não impede eliminação da Copa
Apesar da derrota para a França por 3 x 1, Lewandowski marcou seu segundo gol em Copas do Mundo e ainda se consagrou artilheiro da Seleção Polonesa. Sendo assim, já foram 138 jogos e balançou as redes 78 vezes para a seleção nacional.