E ela está de volta, sem paralisações por hora em decorrência da COVID-19 e em seu formato tradicional, com 32 clubes participando da fase de grupos. Sim, estamos falando da Copa Libertadores da América, criada em 1960 e atualmente um dos torneios de clubes mais importantes do mundo, ao lado da UEFA Champions League.
Conteúdo [Exibir]
Formatos ao longo dos tempos
Com vários formatos desde sua criação, onde em seus primórdios era conhecida como Copa dos Campeões da América e teve seu nome atual modificado somente em 1965, tendo em sua edição seguinte a inclusão dos vices-campeões nacionais sul-americanos.
No final dos anos 90 teve a inclusão da participação por convite de times mexicanos, ficando assim até 2017, quando a Conmebol instituiu uma reforma no certame que desencorajou os mexicanos a continuarem disputando o torneio.
Tempos modernos
Nos dias de hoje, pelo menos quatro clubes por país participam do torneio aqui em destaque, com Argentina e Brasil colocando seis e sete representantes, respectivamente. No atual formato, a competição mais charmosa da América do Sul conta com três etapas: Preliminar, Grupos e Mata-Mata, .
Na primeira fase seis equipes sobreviventes se juntam aos 26 clubes previamente classificados para a segunda, que é dividida em oito grupos com quatro times em cada. Desses, dois melhores avançam para a terceira fase, também conhecida por mata-mata (oitavas de final, quartas de final e semifinal com jogos de ida e volta), e a grande final, que é disputada em jogo único num local previamente escolhido e decidida geralmente em novembro. O grande campeão é o representante sul-americano na Copa do Mundo de Clubes da FIFA e também na Recopa Sul-Americana do ano seguinte.
O grande campeão
Dentre todos, o grande vencedor da Libertadores da América é o Independiente – da Argentina (que este ano está fora da competição), recordista de títulos do torneio, com sete, dando a Argentina o posto de número 1 como o país com mais conquistas de Libertadores, 25 ao total, com o Brasil sendo o país com maior número de conquistadores da América – 10 clubes brasileiros já conquistaram pelo menos uma vez a taça mais cobiçada no futebol sul-americano, taça essa que até aqui já fora conquistada por 25 clubes diferentes, sendo que 15 desses já a conquistaram mais de uma vez e 6 de forma consecutiva.
Na edição de 2021, os representantes brasileiros são: Palmeiras, Santos.
Confira abaixo os participantes deste ano da Libertadores da América:
Grupos A
- Defensa y Justicia (ARG)
- Independiente del Valle (EQU)
- Palmeiras (BRA)
- Universitario (PER)
Grupo B
- Always Ready (BOL)
- Deportivo Táchira (VEN)
- Internacional (BRA)
- Olimpia (PAR)
Grupo C
- Barcelona de Guayaquil (EQU)
- Boca Juniors (ARG)
- Santos (BRA)
- The Strongest (BOL)
Grupo D
- Fluminense (BRA)
- Junior Barranquilla (COL)
- River Plate (ARG)
- Santa Fé (COL)
Grupos E
- Racing (ARG)
- Rentista (URU)
- São Paulo (BRA)
- Sporting Cristal (PER)
Grupo F
- Argentinos Juniors (ARG)
- Atlético Nacional (COL)
- Nacional (URU)
- Universidad Católica (CHI)
Grupo G
- Flamengo (BRA)
- LDU (EQU)
- Unión La Calera (CHI)
- Vélez Sarsfield (ARG)
Grupo H
- América de Cali (COL)
- Atlético Mineiro (BRA)
- Cerro Porteño (PAR)
- La Guaira (VEN)