A Liga do Futebol Brasileiro (Libra), fundada em 3 de maio de 2022, com a presença de seis clubes, ganhou um novo membro na última quinta-feira (5). Trata-se do Bahia, novo time do City Football Group, que recentemente adquiriu parte do clube baiano. Neste início de 2023, 44 clubes já estão fechados com alguma liga, sendo 20 da Série A, 19 da B e 5 da C.
Antes da Assembleia que definiu a chegada do CFG no Esquadrão de Aço, o conglomerado árabe já estava discutindo a possibilidade da equipe entrar na nova liga.
Bahia era o único time da Série A que não era da Libra
O Tricolor era o único time da Série A que ainda não estava na Libra. Assim, devido ao processo de transformação em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Após a aquisição do grupo City, no dia 3 de dezembro de 2022 com 98% de aprovação dos sócios torcedores do Bahia, a possibilidade de adesão à nova Liga era grande. No entanto, ainda existia um empecilho.
Guilherme Bellintani, presidente do do clube de Salvador, tinha críticas sobre a divisão das receitas da futura liga. Segundo o estatuto da Libra, a divisão será 40% de maneira igualitária, 30% por performance e 30% por engajamento, com cinco critérios: média de público nos estádios, base de assinantes de cada time no streaming, número de seguidores nas redes sociais, audiência na TV aberta e tamanho da torcida.
Clubes da Libra e LFF
No momento, a Liga Brasileira (Libra) conta com 18 equipes confirmadas. São eles: Bahia, Botafogo-RJ, Red Bull Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória.
Já a Liga Forte Futebol (LFF) conta com 24 agremiações, sendo 9 da elite elite (América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás e Internacional), 11 da Série B (Atlético-GO, Avaí, Ceará, Chapecoense, CRB, Criciúma, Juventude, Londrina, Sport, Tombense e Vila Nova), além de 4 da Série C (Brusque, CSA, Náutico e Operário-PR).
Foto destaque: Twitter