Neste sábado (3), Lionel Messi entrou em campo para defender as cores da seleção argentina pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Esse foi o jogo de número 1000 na carreira de Messi, entrando para um seleto grupo de atleta que atingiram essa marca.
🔝 Lionel #Messi llegó hoy al partido número mil de su carrera profesional. ¡Que sigan los récords, capitán! 👏
📝 https://t.co/13I7y45qvJ pic.twitter.com/s4gYDURFPU
— 🇦🇷 Selección Argentina ⭐⭐⭐ (@Argentina) December 3, 2022
O dono da camisa 10 da Argentina se juntou a nomes como Pelé, com 1363 jogos; seu contemporâneo Cristiano Ronaldo, com 1145; e seu compatriota Javier Zanetti, que tem 1102 partidas disputadas. Dessa forma, Messi é o 2º argentino a atingir a marca de 1000 partidas como profissional.
A maioria dos jogos de Lionel Messi são pelo clube que estreou pelo futebol profissional, o Barcelona. Entretanto, são também muitos jogos por sua seleção e, agora, pelo PSG, seu atual clube, onde deve expandir a marca. Confira o número de jogos pelos clubes e seleção:
- Barcelona: 778 jogos
- Paris Saint-Germain: 53 jogos
- Argentina: 169 jogos
Com esses números, o histórico jogador do futebol mundial é quem tem mais jogos na história do Barcelona e também da Argentina. Messi é também o jogador com mais jogos em Copas do Mundo com a camisa da seleção argentina, com 23, dois a frente de Maradona.
Os números de Lionel Messi com 1000 jogos
Lionel Messi é um jogador com números extraordinários na carreira, inclusive com essas marca emblemática de 1000 jogos. Em tantas partidas, são 789 gols marcados e mais 348 assistências, totalizando 1137 participações diretas em gols para o craque argentino.
Como mais participações em gols do que jogos, Messi ainda tem mais números que chegam a ser assustadores. Nos 1000 jogos, foram 683 vitórias, 191 empates e apenas 126 derrotas. Ou seja, as derrotas representam apenas 12,6% da carreira dele.
Vitorioso, Messi tem 39 títulos na carreira, sendo 35 pelo Barcelona, mais três pela Argentina e até então, apenas um troféu pelo PSG. Individualmente, o camisa 10 venceu sete vezes a Bola de Ouro, duas vezes o prêmio de Melhor do Mundo FIFA e três vezes como melhor jogador da Europa, além de seis Chuteiras de Ouro.
Em seu milésimo jogo, Lionel Messi também alcançou marcas históricas, pela seleção argentina. Como o gol marcado, o craque está a um gol de Batistuta (10) como maior goleador argentino em copas. Este também foi o primeiro gol dele em mata-matas de Copa do Mundo.
Messi chegou a nove gols em Copas, ultrapassando Maradona que tem oito. Outro jogador que o argentino deixou para trás, foi Cristiano Ronaldo, que também tem oito gols. Porém, o gajo ainda vai entrar em campo pelas oitavas de final, podendo empatar mais uma disputa entre os dois.
Por fim, Messi terminou vencendo seu milésimo e marcando um gol. A vitória da Argentina valeu uma vaga nas quartas de final e a oportunidade de jogar o 24º em Copas do Mundo. Caso chegue a 26 jogos, ele atinge mais uma marca, superando Lothar Matthäus, que tem 25, como jogador com mais jogos no mundial.
Lionel Messi volta a campo na próxima sexta-feira (9), pelas quartas de final da Copa do Mundo. A seleção argentina encara a Holanda em busca da vaga nas semifinais.