Atual campeão do mundo pela Argentina, o técnico Lionel Scaloni foi considerado o melhor comandante de seleções do mundo, derrotando Didier Deschamps, treinador da França.
Anteriormente, ambos se enfrentaram na final da Copa do Mundo de 2022. Scaloni levou a melhor contra seu rival Deschamps, e após a conquista do principal torneio entre seleções do mundo, derrotou o francês no prêmio individual entregue pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol).
Lionel iniciou sua trajetória na Argentina como treinador interino do Sub-20. Consequentemente, virou treinador principal da categoria citada. Isso até chegar ao topo do comando argentino: A seleção principal.
Pontuação
Além de vencer o francês Deschamps, Scaloni também derrotou o marroquino Walid Regragui. Confira os 10 treinadores presentes no ranking:
- Lionel Scaloni (Argentina) – 240 pontos
- Didier Deschamps (França) – 45 pontos
- Walid Regragui (Marrocos) – 30 pontos
- Zlatko Dalic (Croácia) – 20 pontos
- Hajime Moriyaso (Japão) – 15 pontos
- Louis Van Gaal (Holanda) – 10 pontos
- Gregg Berhalter (EUA) – 10 pontos
- Tite (Brasil) – 5 pontos
- Paulo Bento (Coréia do Sul) – 5 pontos
- Hervé Renard (Arábia Saudita) – 5 pontos
Premiação IFFHS
Na premiação, a instituição fez um anúncio para o vencedor do prêmio, trazendo a tona todas as conquistas do mesmo com a seleção principal. Confira abaixo:
“Depois de vencer a Copa América de 2021, Scaloni conquistou a Finalíssima (América-Europa), e a Copa do Mundo 2022 com sua seleção argentina. Agora, ele é coroado pela IFFHS como o melhor técnico nacional do mundo”, publicou a instituição em seu site oficial.
Desejo do treinador
Após receber o prêmio, Lionel Scaloni comentou sobre sua permanência na seleção albiceleste. O comandante argentino afirmou estar feliz no cargo. Veja:
“Nós já estamos nessa. Já disse há muito tempo, estou no lugar dos sonhos de qualquer argentino. Um lugar incrível depois de vencer uma Copa do Mundo. Estou encantado. É um lugar que qualquer um deseja estar”, disse o treinador em entrevista ao DAZN.