O Liverpool pode sofrer mudanças nos próximos dias. De acordo com o jornalista David Orstein, do portal The Athletic, o clube está sendo colocado à venda na Inglaterra.
Essa não é a primeira vez que isso acontece. No passado, a Fenway Sports Group, empresa que administra a equipe inglesa há 10 anos, já havia recebido algumas propostas. Os números, porém, não agradaram, e as negociações não progrediram. O valor, na época, estava na casa de 300 milhões de libras.
Nas últimas semanas, o nome da empresa esteve ligada ao Atlético-MG, tendo em vista que a equipe mineira está muito próxima de ser mais uma das SAFS existentes no Brasil. A Goldman Sachs e Morgan Stanley estão auxiliando o processo de avaliação dentro do clube inglês para a chegada de ofertas. Veja a declaração da FSG ao The Athletic:
“Houve uma série de mudanças recentes de propriedade e rumores de mudanças de propriedade em clubes da EPL e, inevitavelmente, somos questionados regularmente sobre a propriedade do Fenway Sports Group em Liverpool.
“A FSG frequentemente recebe manifestações de interesse de terceiros que desejam se tornar acionistas em Liverpool.
O FSG disse antes que, sob os termos e condições certos, consideraríamos novos acionistas se fosse do melhor interesse do Liverpool como clube”.
Enquanto as indefinições rodeiam Anfield, a equipe retoma as suas atenções para a Copa Inglesa. Após a vitória sobre o Tottenham no último domingo, os Reds se preparam para enfrentar o Derby Country, pela 3ª rodada, na próxima quarta-feira (9), às 17h (horário de Brasília), em casa.
Conteúdo
Quem é John Henry, dono do Liverpool?
John Henry nasceu em 1949, em Quincy, no estado norte-americano de Illinois, nos Estados Unidos, e vem de família humilde.
Nos anos 70, já fora da faculdade, Henry, filho de fazendeiros, começou a negociar milho e soja. E foi aí que ele começou a aprender sobre cobertura de risco nos preços. Antes de investir o seu dinheiro, Henry ganhou experiência no mercado financeiro, quando trabalhou na área de milho e soja.
Com capital acumulado, fundou a JW Henry & Co. em 1981, e começou de fato a ser considerado um investidor.
Hoje, sua fortuna está avaliada em US$ 2,6 bilhões (R$ 13,7 bilhões), segundo a Forbes.
Baisebol: o começo de tudo
O primeiro investimento foi com a compra do Tucson Toros, da Pacific Coast League, um time de beisebol. Mais tarde, negociou a compra de uma fatia pequena o New York Yankees, um dos mais famosos times de basebol dos EUA, partindo depois para o Florida Marlins e, finalmente, em 2002, assumindo o cargo de dono do Boston Red Sox.
Fenway Sports Group
Em 2002, Henry fundou a New England Sports Adventures, que mais tarde chamaria Fenway Sports Group (FSG). A empresa, que comandava o Boston Red Sox, fez um novo investimento. Desta vez, em um gigante do futebol, da Premier League, o Liverpool.
Os títulos da ‘Era John Henry' no Liverpool
- Premier League – (1x)
- Copa da Liga Inglesa – (2x)
- Copa da Inglaterra – (1x)
- Supercopa da Inglaterra – (1x)
- UEFA Champions League – (1x)
- Mundial de Clubes – (1x)
- Supercopa da UEFA – (1x)