Nesta semana alguns jogadores, que até então eram suspeitos de participação em um esquema ilegal de manipulação de resultados em apostas esportivas, foram denunciados pela justiça e se tornaram réus no processo que investiga um esquema criminoso que envolve diversos jogadores da Série A, B e estaduais.
Para treinadores, ex-atletas e até mesmo outros profissionais que estão envolvidos com futebol, o sentimento é de tristeza e de revolta com tudo que esta acontecendo. Inclusive alguns comandantes dos clubes se pronunciaram sobre o caso, mostrando um descontentamento com a situação, enquanto outros pregam cautela para não ter nenhuma injustiça neste processo.
Após vitória na Série A, jogador do Flamengo afirma que atletas devem ser exemplos
Destaque na vitória diante do Goiás, o atleta marcou o segundo gol da equipe carioca na vitória sobre o Esmeraldino, pela Série A. O time flamenguista não tem nomes citados até o momento de jogadores envolvidos, mas Everton Ribeiro está acompanhando o caso, e após a última partida do time, falou sobre o caso, inclusive com sentimento de tristeza.
“É muito triste. A gente luta tanto para chegar nessa posição que estamos hoje. Sonhos de muitas crianças, nós somos exemplos. Não julgo quem faz, mas sei que é errado. Cada um sabe onde aperta o calo. Mas tem que ser punido, investigado. Ser rígido para que não aconteça, porque é um esporte que é muito inclusivo, tem muita responsabilidade e a gente precisa cuidar do nosso futebol. Que a gente possa sair daqui com ensinamentos e ver o caminho certo a se seguir”, afirmou o jogador.
Rafael Cabral, atleta do Cruzeiro, um dos times da Série A que tiveram jogadores citados, chamou de “palhaçada” o envolvimento de atletas neste esquema, enquanto isso, Raphael Veiga falou que isto tudo é uma questão de ter ou não princípios.
Outros treinadores da Série A e B também se manifestaram sobre o caso
Odair Hellmann, Renato Gaúcho, Vagner Mancini, Abel Ferreira e Enderson Moreira também se pronunciaram sobre o caso nesta quarta-feira. O comandante do Santos foi bem forte na sua declaração, afirmando querer a punição dos envolvidos no esquema. Já Abel Ferreira mostrou um discurso firme e confia nas autoridades para investigarem da melhor maneira. Renato e Mancini, que tiveram jogadores entre os citados, dizem que lamentam e ficam tristes com esta situação. O técnico do América inclusive disse que o grupo ficou bastante abalado com tudo que vem acontecendo.
Já Enderson Moreira, treinador do Sport, justificou a escolha da escalação de Igor Cariús, um dos citados, e pediu cautela para as pessoas neste momento, para não acontecer acusações injustas.