A Seleção Brasileira sub-17 quebrou um jejum que se estabelecia há 38 anos e conquistou o tradicional Torneio de Montaigu, realizado na França, ao desbancar a Argentina.
Em partida disputada na tarde da última segunda-feira (18), com gols de Endrick e Luis Guilherme ainda no primeiro tempo, a equipe comandada pelo técnico Phelipe Leal derrotou os hermanos por 2×1 e alcançou o bicampeonato da competição.
Além do título, a Canarinho encerrou de forma invicta sua participação no torneio – foram três vitórias e um empate – , com o melhor ataque da competição e tendo o artilheiro do Torneio de Montaigu: Endrick, com cinco gols marcados nos quatro jogos realizados.
Para alcançar a conquista do Torneio de Montaigu, a Seleção Brasileira sub-17 contou com dois atletas oriundos das categorias de base do Grêmio: Lucas Camilo e Da Mata.
Caracterizado por ser um segundo volante de grande intensidade e de ótimo preenchimento de meio-campo, Lucas Camilo se consolidou como titular absoluto da equipe a partir da terceira partida disputada pela Seleção Brasileira sub-17.
A grande performance na competição, alinhado ao fato do atleta obter destaque mesmo atuando em duas categorias acima da sua idade – atualmente, o jovem volante possui 15 anos e está atuando na categoria sub-17 – , fez com que despertasse a atenção de olheiros de grandes clubes da Europa no futebol de Lucas Camilo.
Natural de São Gonçalo do Amarante/RN, Lucas Camilo já possui pré-acerto nas bases contratuais para acordar, assim que completar 16 anos – idade que permite a assinatura do contrato profissional – , vínculo definitivo com o Grêmio até 2025.
Já Da Mata, titular e capitão da equipe desde o início da competição, possui 16 anos e vem atuando na categoria sub-17 do Grêmio, entretanto, conforme apurado pela reportagem, há previsão de em um curto prazo o jogador ser promovido para a sub-20.
Natural de Bauru/SP, o defensor é considerado um jogador técnico, bastante firme, com perfil de liderança e também de ótima leitura de jogo. Recentemente, Da Mata assinou seu primeiro contrato profissional com o Grêmio, acordando vínculo definitivo com o clube gaúcho até fevereiro de 2025.