Formado nas categorias de base do Grêmio e atual membro do plantel profissional, o lateral direito Lucas Kawan foi um dos destaques no amistoso realizado pela Seleção Brasileira sub-20 no último sábado.
Atuando no estádio Barradão, em Salvador, a equipe comandada pelo técnico Ramon Menezes não tomou conhecimento do adversário e goleou o Bahia sub-20 por 5×0. Os gols do canarinho contra o Esquadrão de Aço foram anotados por Matheus França, Marcos Leonardo, duas vezes cada, e Giovani.
O amistoso contra o Bahia foi o segundo realizado pela Seleção Brasileira sub-20. No primeiro compromisso, os comandados de Ramon Menezes derrotaram o Canaã Esporte Clube por 1×0. Os testes que estão sendo realizados pela equipe sub-20 são preparatórios para a disputa do Torneio Sul-Americano Conmebol, previsto para o início de 2023.
Assim como havia acontecido no primeiro amistoso da Seleção Brasileira sub-20, o lateral direito Lucas Kawan, oriundo das categorias de base do Grêmio e promovido ao elenco profissional no início da temporada, foi titular na partida contra o Bahia sub-20 e obteve grande destaque. Mesmo com apenas 19 anos, o lateral já é muito bem quisto pelos dirigentes do Grêmio e também por clubes do exterior.
Caracterizado por possuir alta capacidade defensiva e ofensiva, além de ótima qualidade nos cruzamentos, no início da temporada, Lucas Kawan recebeu consultas de scouts da Roma e do Milan, além de emissários de clubes da MLS.