Na última sexta-feira (2), o Uruguai foi eliminado da Copa do Mundo 2022, mesmo com a vitória contra Gana. Indignado com o resultado, Luis Suárez criticou algumas atitudes que foram tomadas pela FIFA.
A Seleção Uruguaia venceu o confronto contra Gana por 2 x 0. No entanto, precisava de um gol para garantir a classificação. Assim, com a vitória da Coreia do Sul, que levou vantagem nos critérios de desempate, os sul-americanos se despediram do Catar.
Luis Suárez critica a FIFA
O desempenho do Uruguai no Catar foi muito ruim, com apenas uma vitória e dois gols marcados. A seleção chegou na última rodada da fase de grupos, com chances de avançar para as oitavas de final. No entanto, não conseguiu a combinação de resultados para a classificação, terminando em 3º lugar no grupo.
Após a notícia do segundo gol da Coreia do Sul, os jogadores sul-americanos ficaram visivelmente abalados, que se transformou em lágrimas com o apito final. No banco de reservas, Luis Suárez não escondeu a tristeza com a eliminação em sua última Copa do Mundo.
Posteriormente, em entrevista concedida ao Mirror Sports, o atacante fez duras críticas voltadas a FIFA. Os jogadores da Seleção Uruguaia reclamam de dois pênaltis não marcados para a equipe, sendo um em Darwin Núñez e outro em Cavani. O árbitro Jan Seidel chegou a consultar o VAR, mas não marcou a penalidade máxima.
Segundo Suárez, foi pênalti nos dois lances, com o zagueiro de Gana colocando o corpo na frente de Cavani, impedindo a jogada e o de Darwin sendo muito claro a falta, na opinião do jogador. “Não são desculpas, mas pênaltis incríveis estão sendo marcados nesta Copa do Mundo. E tem o comitê de árbitros e a FIFA, e eles têm que tentar se explicar melhor, pelo menos”, criticou o atacante.
A FIFA não divulga os áudios das conversas entre os árbitros e o VAR, sendo uma crítica das federações, impedindo a análise e explicações de alguns lances cruciais nas partidas. Além disso, algumas marcações de pênalti vem gerando polêmica, como dois lances envolvendo a Argentina, principalmente na partida contra a Polônia, e outro com Portugal contra os próprios uruguaios, com a entidade máxima confirmando o erro.
Essa não foi a única crítica de Luis Suárez para a FIFA. Os familiares do jogador estavam presentes no Al Janoub Stadium. O jogador comentou que o filho estava assistindo o jogo, mas ficou com a imagem de tristeza, sendo ‘difícil para um pai'. Buscando consolar o filho nas arquibancadas, o atacante foi impedido de abraçar o filho pela FIFA. “Eu vi um jogador da França com seus filhos no banco de reservas”, finalizou Suárez furioso com a organização.
🇺🇾 La palabra de Luis Suárez:
"Tras el partido quise darle un abrazo a mi mujer y mis hijos y vino gente de la FIFA a decirme que no podía bajarlos".
"Ver a mi hijo de 4 años, que no me haya visto ganar un partido en el mundial. Hoy me vio ganar pero se va con tristeza". pic.twitter.com/n9r0wUjFs8
— Telemundo (@TelemundoUY) December 2, 2022